Estudantes falam no Parlamento dos Jovens
A Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco, acolheu ontem, 19 de Janeiro, um debate sobre a participação dos adolescentes no Parlamento dos Jovens. A iniciativa contou com a presença da deputada socialista Hortense Martins.
> Eduardo AlvesA deputada socialista da Assembleia da República, eleita pelo círculo de Castelo Branco, participou ontem, 19 de Janeiro, num debate sobre o Parlamento dos Jovens. Hortense Martins lembrou que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano lectivo com todas as escolas de todo o País. Neste evento, podem participar todos os estabelecimentos que assim o desejam.
Este parlamento vai culminar em duas sessões nacionais, que têm lugar, anualmente, na Assembleia da República. Uma destas sessões é destinada aos alunos do Ensino Secundário, e a outra aos alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico.
O programa segue diversas etapas, que os alunos vão ultrapassando até chegar à fase final.
Uma primeira etapa, a que teve lugar ontem em Castelo Branco, passa pela realização de um debate sobre este programa na escola quês e segue uma campanha eleitoral e as respectivas eleições (em grupos de alunos que se organizam por listas). Após essa eleição, promove-se uma sessão escolar com os alunos eleitos, uma sessão distrital ou regional com a presença de um deputado, para aprovação das deliberações de cada círculo eleitoral e eleição dos deputados das escolas à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República, organizada em dois dias. O primeiro dedicado às reuniões de comissões, e o segundo à realização da Sessão Plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema. Os deputados da AR acompanham os trabalhos da sessão nacional, sendo a sessão plenária aberta a convidados, presidida pelo presidente da Assembleia da República na cerimónia solene de abertura.
A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e Cultura é o órgão competente que define as orientações do programa e os temas escolhidos anualmente, cabendo a uma equipa de projecto da AR a coordenação geral da sua execução. O tema para este ano é “Participação Cívica dos Jovens”.
Multimédia