Lembranças Fotográficas
Lembranças Fotográficas, de António Silveira Catana, traz recordações, a uma terra de tradições.
> Filipa Seita Machado
No passado sábado, 17 de Janeiro, António Silveira Catana, professor de História aposentado, lançou mais um livro sobre terras raianas ou “arraianas”, como gosta de dizer. Intitulado de “Lembranças Fotográficas”, o livro foi lançado no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova, pelas 17 horas e 30 minutos, contando com a presença de muitos idanhenses e alguns convidados especiais, como o presidente de Câmara Municipal, Álvaro Rocha, o padre Adelino Américo Lourenço, da paróquia de Idanha-a-Nova ou o Coronel Pires Nunes.
O livro Lembranças Fotográficas faz parte de uma profunda recolha de fotografias, dados e informações que o investigador compilou depois em livro com a ajuda de vários idanhenses. Neste “álbum”, são relatados vários acontecimentos importantes, como a devoção à Senhora do Almortão, a construção da barragem Marechal Carmona e a miséria do trabalho na altura, a história da Misericórdia, as touradas à vara larga, a gastronomia de boda e de caça, incluindo os famosos bolos “borrachões”, entre outros dados e acontecimentos históricos da região.
Na apresentação foi destacada a qualidade da investigação realizada, de modo a que as tradições mais antigas da terra não se percam no tempo e na história. Esta obra é uma homenagem às gerações passadas e seus saberes e artes, pois, como referiu António Catana, “reconhecemos e orgulhamo-nos do valor das pessoas humildes de outrora.”.Este livro junta-se à extensa obra já escrita por António Silveira Catana, professor de História reformado, desde sempre dedicado à investigação, ao estudo e à preservação do património histórico e cultural da sua região.
Multimédia