UBI passa a associada do Instituto de Telecomunicações
Desde o passado dia 22 de Dezembro que a secção do Instituto de Telecomunicações (IT) instalada na Universidade da Beira Interior passou a associada. Carlos Salema, presidente do IT e do Conselho Geral da UBI mostra o seu agrado por esta decisão.
> Eduardo AlvesMais trabalho e investigação são alguns dos pontos que Carlos Salema, presidente do IT e do Conselho Geral da UBI espera agora do laboratório instalado na Covilhã. O Instituto de Telecomunicações tinha uma secção na UBI há já vários. “Uma secção que começou com um docente”, lembra Carlos Salema. Actualmente “são cerca de 15 doutorados que estão no IT da Covilhã e muitos mais colaboradores”, adianta Salema.
Este engenheiro electrotécnico que preside ao IT desde sempre apoiou “o laboratório externo que estava instalado na Covilhã”. A sua estreita ligação com esta universidade levou a que fosse convidado para pertencer à Assembleia Estatutária e agora também ao Conselho Geral, ao qual preside.
Na reunião do passado dia 22 de Dezembro, a Assembleia Geral do IT deu parecer positivo à passagem deste laboratório a “associado”. Algo que “requer uma maior proximidade e também um apoio nos trabalhos”, explica Salema. Esta é uma associação sem fins lucrativos que pretende contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico e tecnológico.
Desde Maio de 2002 que a UBI é parceira do Instituto de Telecomunicações, através do Laboratório de Redes de Comunicações e Multimédia do IT, criado ao abrigo deste protocolo, surgindo da congregação dos objectivos prosseguidos quer pela UBI, quer pelo IT, no âmbito da modernização, aprofundamento de conhecimentos científicos, criação e apoio a iniciativas de formação de recursos humanos e difusão de conhecimento científico no domínio das telecomunicações.
Multimédia