Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O docente da UBI liderou uma expedição ao Kilimanjaro

Docente da UBI na Sociedade de Geografia

Rui Fernandes, docente do Departamento de Informática da UBI, liderou no passado mês de Setembro, uma expedição de investigadores e técnicos de várias áreas, ao Kilimanjaro. Encontrar a altura exacta desta formação montanhosa foi o objectivo da iniciativa que vai agora ser explicada na Sociedade de Geografia de Lisboa.

> Eduardo Alves

O auditório Adriano Moreira, na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa vai ser palco de uma conferência proferida pelo docente do Departamento de Informática da UBI, Rui Fernandes. Esta iniciativa tem como mote a “Expedição Geodésica ao Kilimanjaro: Qual a Altitude de Maior Elevação de África?”.
Rui Fernandes liderou uma equipa de técnicos e investigadores que no passado mês de Setembro se deslocou à Tanzânia com o objectivo principal de determinar a altura exacta do Kilimanjaro. A altura oficial da maior formação montanhosa de todo o continente africano foi determinada em 1957 por um grupo de geógrafos e topógrafos ingleses. Nessa época, a equipa utilizou o método de “transporte de coordenadas”, através do qual chegou a uma altura de 5895 metros. Contudo, no final do século XX, e já com recurso a tecnologia electrónica, nomeadamente aparelhos de GPS (Global Positioning Sistem), uma outra equipa de investigadores volta a medir a formação montanhosa e chega a resultados diferentes. Desta forma, o objectivo da expedição realizada em Setembro, passou então por aplicar os mais recentes instrumentos de medição por GPS, as mais avançadas técnicas da área e os conhecimentos de Engenharia Geográfica para encontrar o real valor da altura do Kilimanjaro.
A conferência agora apresentada pelo docente da UBI retrata toda a preparação e execução desta empreitada e também o posterior estudo dos dados recolhidos. O docente de Sistemas de Informação Geográfica da UBI e investigador do Instituto Geofísico D. Luis liderou um grupo de 14 investigadores de cinco países, que considerou este projecto “uma extraordinária combinação entre motivação científica (aplicação de novas técnicas de medição geodésica), problemas técnicos (dificuldades computacionais a altas altitudes) e desenvolvimento do conhecimento humano”. Para que os valores da medição fossem os mais precisos, foram combinados os dados de GPS  com dados da gravidade. Isto porque, “o maior problema do GPS, nestes casos, é o de atribuir uma altitude que é conseguida na base de uma superfície matemática perfeita, mas que muitas vezes não é bem real”. Para que o projecto conseguisse ultrapassar esse obstáculo, alguns dos técnicos foram percorrendo o sopé do monte para, “através de medidas da gravidade se conseguir determinar o nível médio das águas do mar”, explica Rui Fernandes.
Participaram investigadores de institutos de investigação da Universidade da Beira Interior, Algarve, Coimbra e Porto.  O projecto envolveu ainda entidades da Tanzânia, Quénia, Egipto e Holanda.


O docente da UBI liderou uma expedição ao Kilimanjaro
O docente da UBI liderou uma expedição ao Kilimanjaro


Data de publicação: 2009-01-13 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior