Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Arte Mole

Pintura e Escultura na Tinturaria

A Galeria de Exposições Tinturaria junta no mesmo espaço duas mostras, uma de pintura, “Arte Mole”, e outra de escultura ,“(Des) Encontros.

> Rita Nunes da Silva

“Arte mole”do pintor José Maria Subtil e “(Des) Encontros”  do escultor Rogério Abreu  são duas exposições que se encontram até dia 31 de Janeiro na Galeria de Exposições Tinturaria. Estas mostras de arte que se unem no mesmo espaço abordam temáticas distintas.
Em “(Des) encontros”, o autor Rogério Abreu, traz à Tinturaria peças em cerâmica. Inspirado na obra de Paula Rego, apresenta fundamentalmente personagens, aparentemente crianças, em diversas posições. “Sentada”, “Deitada” e "de pernas para o ar" são alguns exemplos desta mostra, que tem como preocupação o movimento do ser humano. Estas esculturas são feitas em bronze, terracota e cera e também uma mistura de terracota com vidro verde. A destacar-se das restantes peças, e colocado frente aos quadros de José Maria Subtil que retratam Lisboa, encontra-se o busto de Fernando Pessoa. Esta peça de Rogério Abreu diverge das restantes, não só pelo tema mas também pelo material de fabrico.
A temática abordada pelo pintor José Maria Subtil são as paisagens de Portugal. O autor considera que a cultura portuguesa "é muito rica”, e o que faz é “aproveitar aquilo que é mais querido”. José Maria Subtil caracteriza a sua obra como sendo “um olhar sobre país”. “Alfama”, “Palácio de Sintra”, “Mulher da Beira” e “Albufeira” são alguns dos quadros em “arte mole” pintados por José Maria Subtil. O pintor começou a desenvolver esta técnica há cerca de dois anos, inspirando-se em Salvador Dali. Os quadros pintados a óleo e aguarela, com uma “ondulação” transmitem uma visão diferente das ruas e casas retratadas.
Os quadros de José Maria Subtil expostos na Galeria de Exposições Tinturaria estão à venda e os preços variam entre os 500 e os 1100 euros.
Cátia Mendes, estudante na UBI, afirma que esta exposição lhe “despertou os sentidos” e que se não fosse o preço elevado das peças, levaria com muito gosto uma para sua casa”.

As exposições “Arte mole” e “(Des)encontros” têm recebido poucos visitantes, uma média de cinco pessoas por dia. José Maria Subtil conta que quando teve a sua exposição em Albufeira foi bem diferente, pois teve mais de mil pessoas a ver as suas obras. O pintor diz que a falta de público, na Galeria de Exposições Tinturaria, também se deve ao facto do tempo não ajudar e de não haver estacionamento na zona.

> fotografia @ antoniopinto . com em 2009-02-06 09:49:31
Para ver outras obras de Rogério Abreu pode visitar: http://www.antoniopinto.com/ForumErmesinde-RogerioAbreu a mais recente exposição deste autor no Forum Cultural de Ermesinde.


Arte Mole
Arte Mole


Data de publicação: 2009-01-13 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior