Automedicação em época de exames
O final do semestre aproxima-se e com ele chegam as frequências. A preocupação dos alunos em obter boas notas faz com que recorram cada vez mais a vitaminas que os ajudem no estudo.
> Cátia MendesUm estudo elaborado pela Escola Superior de Saúde de Viseu revela que os jovens consomem cada vez mais medicamentos sem prescrição médica, especialmente na época dos exames. O stress, o esforço intelectual, a ansiedade e a vida nocturna são as principais causas para a automedicação. De acordo com este estudo, os medicamentos mais procurados são os analgésicos, hormonais e os anti-inflamatórios contra as doenças reumáticas.
Segundo os especialistas de saúde, as pessoas não têm consciência das consequências que pode trazer a automedicação. Tomar os medicamentos sem prescrição médica pode ter efeitos indesejáveis, provocando problemas de saúde.
Inês Honorato, aluna da UBI, confirma que as vitaminas ajudam bastante na hora de estudar. “Sinto que não estou tão cansada, e desta forma tenho uma maior concentração”, esclarece a estudante. Também a estudante universitária Tânia Carreira acredita que os suplementos ajudam na época de exames.
Estas duas alunas confirmam a tendência assinalada no estudo onde se concluiu que mais de metade dos jovens inquiridos recorre à compra de suplementos.
Mas também há quem seja contra o uso de suplementos. Cristina Cabral, docente da UBI, olha para a automedicação como um erro dos estudantes, considerando-a negativa. "As pessoas devem ter a noção de que os medicamentos não podem ser tomados sem mais nem menos”. A professora acrescenta ainda que os alunos “não vão ter grandes resultados e podem tornar-se viciados naquilo que tomam.”
As conclusões do estudo sapontam no mesmo sentido e os especialistas consideram que é importante alertar as pessoas para o uso correcto dos medicamentos.
Multimédia