Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O H2Otel está implantado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela

Reportagem H2Otel

A vila de Unhais da Serra, situada na vertente sudoeste do vale glaciar da Serra da Estrela a uma altitude de 750 metros, acolhe a nova unidade hoteleira do Grupo IMB. O H2Otel é um complexo turístico e termo-lúdico que pretende conciliar o uso das águas termais, tanto para a área de saúde como para a área de estética e bem-estar.

> Cátia Alves Gaudêncio
> Ricardo Morais

Unhais da Serra está a assistir à revitalização do seu complexo termal, que viveu a sua época áurea em finais do século XIX e principios do século XX. Em pleno século XXI é agora uma vila termal moderna, o que a torna um local atractivo turísticamente. O Grupo IMB pretende proprocionar aos vistantes do complexo “Renascerem de corpo e alma”. Para isso pretende reorganizar a vocação turística da vila e diferenciar-se em termos da oferta que o empreendimento disponibiliza aos seus utentes.
O H2Otel é um hotel de montanha, construído de raíz e que possui uma arquitectura arrojada. O projecto da autoria do arquitecto Jorge Palma pretendeu integrar o hotel na paisagem que o rodeia, uma paisagem tipicamente serrana.  Segundo Jorge Palma é “a imagem de um grande hotel de montanha com alusões à linguagem tradicional num conceito contemporâneo”. Assim, os pormenores mereceram toda a atenção e os materiais usados na sua construção foram rigorosamente escolhidos. O xisto, típico da região, assim como a madeira, tornam o espaço mais acolhedor e estão presentes em grandes áreas do complexo.
O hotel, com a classificação de quatro estrelas, pretende ser o expoente máximo da oferta turística da região. Ao nível do alojamento tem ao dispor dos visitantes noventa quartos, dos quais dezassete são suites, com vista para o vale glaciário da Alforfa. Para além disso oferece ainda um restaurante gourmet, que pretende a fusão entre a cozinha regional e a cozinha internacional. Possui também mil metros quadrados de espaços para reuniões, congressos ou banquetes, salões polivalentes, Lounge e Lounge Bar, uma loja gourmet, uma sala de jogos e áreas destinadas às artes tradicionais.
O benefício das águas termais da vila de Unhais da Serra é amplamente aproveitado neste espaço. O hotel está ligado à área termal, de estética e bem estar e também ao espaço termo-lúdico, que se estende pelo exterior do complexo. Este espaço é composto por piscinas termo-dinâmicas, e por um circuito celta, com saunas e jacuzzis colectivos. As áreas da dermoestética e da recuperação de pós-operatórios de cirurgias plásticas e de acidentes vasculares cerebrais são prioridades na área da medicina termal. O Centro Wellness e o Centro Aqualudic pretendem ser uma inovação na realidade nacional, relativamente a esta área.
Para além das piscinas interiores e exteriores existe toda a área envolvente do edifício que permite aos visitantes realizarem as mais diversas actividades out-door e a possibilidade de realizarem caminhadas em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, usufruindo da paisagem que a região tem para oferecer aos seus visitantes.
Este empreendimento, que se traduz num investimento de catorze milhões de euros, e que começou a ser construído em 2006, irá criar sessenta postos de trabalho. Tem como público-alvo a classe média e média-alta, pretendendo a curto prazo atingir o mercado espanhol, mais heterógeneo em termos económicos, uma vez que o poder de compra em Espanha é superior ao poder de compra dos portugueses. O H2Otel tem caracteristicas únicas no país possuindo o primeiro Mountain Spa de Portugal.
O complexo pretende a criação de um conceito inovador no nosso país. O conceito de medical spa, aliando a hotelaria ao relaxamento e bem-estar. As preocupações estemdem-se também ao campo da nutrição, com a integração de cozinha dietética nos menus do restaurante e o acompanhamento constante por parte de um nutricionista aos visitantes do hotel.
O complexo turístico está em funcionamento desde o dia 24 de Novembro, meses depois da data prevista inicialmente. No entanto, não se realizou ainda a cerimónia da sua abertura oficial, que segundo a direcção do Grupo IMB ficará para mais tarde. Os acessos ao hotel estão a ser melhorados, com mudança de iteneráros já existentes, a construção de uma nova ponte sobre a Ribeira Estrela e a colocação de novo asfalto na estrada nacional. As obras ainda decorrem, provocando alguns transtornos.
A região da Serra da Estrela é largamente visitada durante esta época, altura do ano em que os desportos de inverno são o grande atractivo dos turistas. O maçico central da Serra de Estrela torna-se apelativo e o H2Otel não pretende ser apenas mais uma infraestructura existente para dar resposta à grande procura por parte dos visitantes. As suas aspirações passam por marcar a diferença, oferecendo a quem o visita uma ampla diversidade de serviços que não podem ser encontrados nas outras unidades hoteleiras da região.    

 


O H2Otel está implantado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela
O H2Otel está implantado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela


Data de publicação: 2009-01-13 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior