Reveillón no Brasil tem público recorde
> Antonio Celestino (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)A chegada do ano novo reuniu milhões de pessoas nas duas principais cidades brasileiras. A cidade de São Paulo fez, na avenida Paulista, o maior reveillón da sua história. Acompanharam a festa 2,4 milhões de pessoas, superando o recorde de 2,3 milhões registrado no ano passado. A estimativa de público é feita pela empresa organizadora do evento, Playcorp, e leva em consideração o total de pessoas que passou pelo local durante as apresentações. A Polícia Militar concorda com a estimativa recorde e afirma ter sido grande a rotatividade de público.
Para a festa na avenida Paulista foram utilizados 10 mil tiros de foguetes e 6 mil bombas coloridas no show pirotécnico que durou 15 minutos. Não houve ocorrências graves de violência, apenas alguns casos de embriaguez. Após a queima de fogos teve início o show musical com as bandas Skank, Babado Novo e Saia Rodada, o cantor Daniel e a escola de samba Vai-Vai.
Já o reveillón da praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, reuniu 2 milhões de pessoas. A queima de fogos na praia carioca durou 21 minutos com 24 toneladas de explosivos espalhados em oito balsas no mar. As apresentações musicais, a exemplo de São Paulo, também contaram com a presença de escolas de samba, desta vez a Beija-Flor e a Salgueiro.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana recolheu 280 toneladas de lixo na praia após o evento. A operação de limpeza foi feita por 3.600 trabalhadores das 6h às 10h do dia 1º.
VOLTAR
Multimédia