Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As antigas instalações do ACM vão agora ser requalificadas

Novo lar para a APPACDM

A autarquia serrana pretende construir, na zona da estação ferroviária, um lar de apoio a pessoas deficientes. A obra deve arrancar em 2009 e o novo edifício será gerido pela APPACDM.

> Eduardo Alves

Um centro de acolhimento de pessoas com deficiências e um lar residencial são as novas valências que a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) devem ter na cidade da Covilhã.
Segundo a autarquia serrana, o edifício que acolhia a Associação Cristã da Mocidade, junto à estação ferroviária, vai ser convertido para albergar estas duas valências. Em comunicado à imprensa, a autarquia adianta que o projecto está em estudo, mas no próximo ano devem já estar no terreno as obras de requalificação. Para além do centro de acolhimento e do lar residencial, vão também ser reconvertidas outras estruturas em oficinas de formação profissionalizante e em áreas desportivas.
A estrutura deverá depois ser entregue à APPACDM, que está actualmente a trabalhar com pessoas deficientes nas antigas instalações da PSP da Covilhã. A vinda desta associação para a Covilhã, há cerca de um ano, ficou a dever-se a várias diligências promovidas por entidades da cidade, entre as quais a autarquia. Recorde-se que no início das actividades da APPACDM foi prometido este tipo de estrutura. Uma necessidade constatada na altura e que veio a tornar-se ainda mais evidente com o encerramento da ACM. Em declarações ao jornal Notícias da Covilhã, Carlos Pinto considerou este como “um grande projecto que vai dotar a cidade de uma estrutura única”. “Vai ser um grande centro de acolhimento para deficientes e lar, para que as pessoas diferentes que atinjam a idade adulta tenham um sítio onde ser acolhidas”, acrescentou o autarca.
A câmara espera agora levar a bom porto as negociações que tem vindo a desenvolver com a Secretaria de Estado e com o Centro Regional da Segurança Social de Castelo Branco. Instituições que actualmente se encontram na posse de todo o complexo, o qual deverá ser colocado em hasta pública para cobrir as dívidas deixadas pela administração da ACM.
Nesta altura, a antiga esquadra da PSP serve de casa a 20 jovens deficientes que estão a ser apoiados pela Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

> jose . freire @ aliceadsl . fr em 2009-02-08 10:45:34
noticias sobre o assunto, pois pai de um autista gostaria de ter mais noticias, agradecendo de já, Sr Eduardo Alves. amigavelmente josé de almeida freire.


As antigas instalações do ACM vão agora ser requalificadas
As antigas instalações do ACM vão agora ser requalificadas


Data de publicação: 2008-12-30 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior