Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Madeiro: a tradição em Belmonte

> Marco Morais

O madeiro é uma tradição beirã que consiste em acender uma fogueira no largo da igreja da localidade na véspera de Natal.
Em Belmonte eram os mancebos que tinham a responsabilidade de arranjar a lenha. Assim, no ano em que os jovens se apresentavam à inspecção militar estavam também incumbidos de arranjar madeira para que o madeiro pudesse unir a população na noite de Natal. Em alguns anos, esta concepção trouxe alguns problemas, pois a falta de madeira levava os jovens a roubarem lenha para não fugirem à sua obrigação e juntamente com a tradição vieram as contas impostas pelos tribunais.
Mais recentemente, com a abolição da inspecção militar obrigatória e a falta de empenho dos jovens belmontenses, a tradição esteve em perigo e só com a ajuda de alguns pais e da Junta de Freguesia local ela se manteve.
Para o incentivo à criação dos madeiros da noite de Natal, a câmara municipal oferece um prémio ao madeiro que se revelar maior e que dure mais tempo, dentro da legalidade. A população espera agora que a tradição se mantenha visto que a grande fogueira é considerada unanimemente como a estrela maior do Natal na vila de Pedro Álvares Cabral.






Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior