Óbidos é uma vila do distrito de Leiria situada na região Oeste de Portugal.Tomada aos mouros em 1148, por D. Afonso Henriques, pensa-se que esta vila já tinha sido habitada no período romano. Do qual, há vestígios de uma grande urbe, a que é dado o nome de Eburobrittium.Esta vila é sobretudo falada por dois motivos: o seu castelo e a sua ginja. Actualmente, os seus grandiosos eventos também lhe dão um grande destaque.
O Castelo de Óbidos, construído pelos mouros, viu parte das suas muralhas destruídas, pelo terramoto de 1755. Estas foram reconstruídas, mas não se mantiveram fiéis à traça original. Contudo, ainda hoje, a vila mantém as suas características medievais, sendo quase uma vila cenográfica.Pensa-se que este castelo serviu de esconderijo para uma reunião preparatória para o golpe de estado, de 25 de Abril de 1974.De estilo românico, gótico, manuelino e barroco, esta fortaleza está classificada como Monumento Nacional e em 2007 foi eleita uma das setes maravilhas de Portugal.
A ginja de Óbidos é conhecida em todo o mundo. Caracteriza-se por ser doce, pouco áspera e por saber bastante ao fruto. Actualmente, a ginja além de vendida à garrafa, é vendida num copo de chocolate que é comido depois de ingerido o líquido. Portugueses e estrangeiros raramente saem da vila sem levar uma garrafa.
Para além de organizar a "Vila Natal", Óbidos organiza também o "Festival Internacional de Chocolate" e o "Festival de Ópera"
Multimédia