Voltar à Página da edicao n. 466 de 2008-12-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 466 de 2008-12-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
fila de inscrição para dadores de medula

Doar medula: uma prenda diferente

O serviço de sangue do Centro Hospitalar Cova da Beira recebeu cerca de duas dezenas de pessoas para se inscreverem como dadores de medula. Um gesto simples que pode salvar uma vida.

> Helena Leitão

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), em parceria com a Cruz Vermelha da Covilhã, realizou uma acção de solidariedade, ontem, dia 22, no Serviço de Sangue do Hospital. Desde as 15  às 17 horas, cerca de duas dezenas de pessoas passaram pelo serviço e deram o seu contributo. Segundo o director do Serviço de Imunohemoterapia do CHCB, Jorge Martinez, “o objectivo desta campanha é tentar aumentar o número de dadores, para que sejam inscritos para candidatos a dadores de medula óssea”.
A escolha da data não foi feita ao acaso, como afirma Graça Proença, da Delegação da Cruz Vermelha da Covilhã. “Este é um gesto humano que poderá salvar uma vida e por isso achámos que era uma boa prenda de Natal entrar para uma lista de dadores a nível internacional”, refere Graça Proença.
A maioria das pessoas que aderiu à campanha sabia que a recolha era feita apenas com um pouco de sangue, mas no que respeita à extracção da medula eram poucos os que sabiam como se desenrolava o processo. Helena Pinto, dadora de sangue, não está preocupada quanto a esta questão.“Não sei bem como se extrai  a medula, mas não importa porque vai ser benéfico para quem necessitar”. Pedro Cardoso, também não tem conhecimento do processo, no entanto, mostra-se muito convicto quanto à doação: “não tenho dúvidas de que irei doar caso seja compatível”, diz o dador.
É esta falta de informação que afasta  muita gente desta causa. As pessoas pensam que é um processo doloroso, no entanto, mas não é assim, porque as técnicas mudaram. Apesar de a campanha se ter realizado ontem, todas as segundas-Feiras é possível contribuir para esta causa, tornando-se dador de medula. Basta dirigir-se ao Serviço de Imunohemoterapia do hospital e yirar uma pequena amostra de sangue.

 

                                                                                                                  


fila de inscrição para dadores de medula
fila de inscrição para dadores de medula


Data de publicação: 2008-12-23 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior