Observatório de emprego na UBI
O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais vai passar a contar com uma plataforma informática que tem por objectivo seguir o percurso profissional dos licenciados na UBI. A partir do próximo mês, este observatório deve entrar em funcionamento.
> Eduardo AlvesCriar novos laços entre os alunos e a instituição é um dos objectivos que o Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais vai agora promover. No próximo mês de Janeiro, esta estrutura passa a contar com um programa informático desenvolvido na instituição covilhanense que tem por finalidade “acompanhar o percurso profissional dos nossos licenciados”.
Manuel José dos Santos Silva, reitor da instituição covilhanense, explica que esta ferramenta vai ser o ponto central deste novo “observatório de emprego”. Segundo o responsável máximo pela UBI, este observatório vai funcionar em estreita ligação com a base de dados dos alunos que actualmente se encontram inscritos no Gabinete de Estágios. Há medida que os alunos da instituição forem terminando as suas formações e começarem a trabalhar, “vai existir todo um acompanhamento das suas carreiras”.
Encontrar novas ligações ao mercado do trabalho, identificar áreas com mais oferta de emprego ou sectores com excesso de profissionais são algumas das directrizes desta ferramenta informática.
Os dados recolhidos através desta ferramenta vão ser utilizados para estudos e apoios ao trabalho de orientação e distribuição dos alunos que o Gabinete de Estágios está a desenvolver. Santos Silva lembra que “a UBI já desenvolvia este tipo de trabalho, em certa medida, através da Associação dos Antigos Alunos, mas agora decidimos institucionalizar essa medida”.
Este observatório vai também servir para “manter uma ligação mais próxima com os nossos ex-alunos”. O reitor acrescentar também que “irá servir para acompanhar o seu percurso profissional e encontrar mecanismos para não só monitorizar parâmetros em caso de emprego, mas não só”. Isto porque “caso alguém queria procurar novo emprego ou mudar de ramo poder contar com o apoio e informação deste gabinete, mesmo já não sendo aluno da UBI”, sublinha.
Multimédia