Voltar à Página da edicao n. 466 de 2008-12-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 466 de 2008-12-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O convívio durante o jantar.

O Natal dos residentes

Na ceia de Natal dos moradores das residências universitárias da UBI não faltou o bacalhau, nem as prendas.

> Inês Honorato

Depois de um ano de interregno, o jantar de Natal dos residentes ubianos voltou a encher a cantina de Santo António. Este ano, a novidade foi uma troca de presentes entre os moradores. No meio dos tradicionais bombons e velas, também apareceram prendas fora do comum, como rolos de papel higiénico.
A tradição manteve-se, e o bacalhau foi o prato servido, junto com as rabanadas e o típico bolo-rei. Tudo isto bem regado com o vinho da cidade, "Pedra do Urso".
O ambiente familiar apelava ao convívio e à gargalhada, tanto, que mesmo alguns dos funcionários dos Serviços de Acção Social e o capelão da UBI, Luciano Costa, presentes no jantar, se juntaram à paródia e brindaram com os residentes. "É importante estes jantares para eles conviverem e nós convivermos com eles, divertimo-nos todos e isso é que interessa", sublinha o capelão da UBI.
Para Catarina Barros, uma das representantes da Comissão de Residentes que organizou o jantar, as expectativas foram superadas: "achava que ia correr bem, mas agora posso dizer que a noite está a ser óptima. As pessoas estão a gostar tanto da comida, como de conviverem todos juntos. Estão felizes e isso deixa-me contente". O sucesso foi tal que a Comissão "já pensa em organizar jantares de convívio entre residentes de dois em dois meses", conclui Catarina Barros.
Além celebrar a época festiva, esta ceia teve também o objectivo de ajudar na adaptação dos residentes, principalmente os que estão nas residências pela primeira vez. "Acho muito importante haver estes jantares, porque eu já conhecia mais residentes para além daqueles com quem partilho a residência, mas aqui tenho a oportunidade de conhecer ainda mais pessoas, de poder falar com elas sobre a experiência de ser residente. Para os alunos de primeiro ano ainda é mais importante, pois ajuda a integrá-los neste grupo que parece uma grande família", refere a residente Nataliya Yanchyk, antes de pedir à organização mais jantares onde os residentes possam conviver.


O convívio durante o jantar.
O convívio durante o jantar.


Data de publicação: 2008-12-23 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior