Abertura do Ano Lectivo de Engenharia Aeronáutica
Os novos alunos de Engenharia Aeronáutica da UBI foram recebidos na Abertura do Ano Lectivo pelos docentes do departamento, alunos, ex-alunos, pessoas e empresas da área.
> Helena LeitãoO departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA) realizou na sexta-feira, dia 12, a Abertura do Ano Lectivo para os novos alunos de Engenharia Aeronáutica. No anfiteatro 8.01 das Engenharias, docentes e alunos partilharam opiniões, conselhos e perspectivas de futuro.O objectivo desta cerimónia foi estabelecer uma interactividade entre alunos e empresas, uma vez que, segundo o docente do Departamento, André Silva, “ajuda os alunos a delinearem objectivos”.
O facto da Abertura do Ano Lectivo não se realizar logo no princípio do ano deve-se a vários factores: “marcamos tão tarde porque estamos à espera de todos os alunos, desde a 1ª à 3ª fase. Para além disso há uma série de actividades noutras instituições e seria de mau tom marcarmos em simultâneo”, explica o presidente do Departamento de Ciências Aeroespaciais, Jorge Reis Silva.
Entre os convidados destacou-se Cândido Passos Morgado, primeiro Reitor da UBI e grande impulsionador da licenciatura em Engenharia Aeronáutica. Bastante satisfeito com a obra realizada, Passos Morgado confessa que é com muito agrado e satisfação que vê estas iniciativas. O fundador do curso de Aeronáutica da UBI confessa sentir “bastante respeito" por todos aqueles que lhe seguiram os passos, e defende que “este é um curso que se afirma com grande projecção e com pessoas muito dedicadas e competentes”.
Entre os alunos que encheram o anfiteatro era notória a satisfação que sentiam, como mostrou Paulo Machado, aluno de mestrado: “esta é uma boa maneira de ambientar os novos alunos e mostrar-lhes o trabalho desenvolvido, para que vejam que é importante que eles também o desenvolvam porque vai dar frutos”.
Numa cerimónia simples foi feita a apresentação de alguns projectos e também da página Web do DCA. No fim da cerimónia foi ainda entregue um prémio ao melhor aluno de 2007/08, José Novais. Este é um prémio atribuído todos anos ao melhor aluno que termina a licenciatura e, segundo o vencedor “é um prémio que motiva os alunos". Para terminar realizou-se um lanche que contou com a animação da Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade da Beira Interior “As Moçoilas”.
Multimédia