UBI formaliza parceria com Lobby Productions
A agência de publicidade compromete-se a receber alunos da universidade. Em troca, pode utilizar material da instituição para filmagens a um preço mais acessível.
> Ana RodriguesDesde a semana passada os alunos da UBI, especialmente os de cinema, têm à sua disposição uma via de contacto com o tecido empresarial, que lhe abre portas para estágios. Em troca, a Lobby Productions, sedeada no Parkurbis, passa a poder utilizar material da universidade, a preços inferiores aos de mercado.
O acordo foi formalizado na tarde da passada quinta-feira, 11, entre o reitor, Manuel Santos Silva, e Telmo Martins, um dos sócios da agência de publicidade que também cria páginas na Internet, faz produção vídeo e pós-produção.
Genericamente o protocolo prevê a troca de recursos materiais e humanos. Quanto a acções concretas, Paulo Serra, presidente do Departamento de Artes, diz que ainda não estão planeadas. Mas sublinha a importância deste tipo de colaboração, “uma estratégia fundamental para o curso de Cinema”. Na calha está uma outra parceria, sobre a qual Paulo Serra não adiantou pormenores.
Telmo Martins fundou com outros antigos alunos da UBI a Lobby Productions, há dois anos. Desde então, o volume de trabalho tem vindo a aumentar, e para o próximo ano estão previstos projectos que implicam mais meios. “Faz sentido colaborarmos, porque a UBI é uma fonte de recursos humanos para a empresa e nós preferimos recrutar aqui perto”, realça.
A possibilidade de fazer co-produções consta também do acordo estabelecidos entre as partes, numa perspectiva de “explorar as potencialidades da universidade”, frisa Luís Feitor, outro dos sócios. “Queremos criar um foco de produção o mais profissional possível, para ter mais força no mercado actual”, acrescenta Telmo Martins.
Satisfeito por poder pôr “o conhecimento ao serviço da comunidade”, Santos Silva aproveitou para elogiar a “capacidade de iniciativa” dos fundadores da Lobby Productions, uns antigos alunos outros ainda a frequentar a UBI, que entretanto deram emprego a três licenciados na instituição.
Multimédia