A Biomecânica do Movimento Humano
Neste seminário destacou-se “a importância que a biomecânica tem no treino desportivo, no processo de reabilitação, e na prevenção de lesões de atletas de alto nível”, explica Mário Cardoso Marques, um dos organizadores.
> Susana GoncalvesO primeiro seminário de Ciências do Desporto teve lugar no grande auditório na Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior, nos dias 27 e 28 de Novembro, durante a manhã. Este evento teve como principal objectivo «criar um espaço de reflexão» sobre a importância da biomecânica (1) na performance desportiva e na prevenção e reabilitação motora.
Mário Cardoso Marques, coordenador científico do departamento de Ciências do Desporto – CIDESD, diz que “o departamento sentiu necessidade de estimular os alunos e os utentes para mostrar a investigação e ajudar a comunidade a perceber o que é que fazemos em termos de pesquisa e de linhas futuras de investigação”.
Os principais objectivos do seminário, segundo o Mário Cardoso Marques, são “a divulgação do departamento de desporto, bem como dar a conhecer novas metodologias ao nível do treino e da biomecânica. A importância que a biomecânica tem no treino desportivo, no processo de reabilitação, na prevenção de lesões de atletas de alto nível, e estimular o intercâmbio entre universidades”.
Este evento teve como tema central no primeiro dia a “Biomecânica do Movimento Humano: Intervenção Técnica”. As técnicas de performance ou desempenho são importantes na formação e treino de todas as modalidades desportivas. Também o feedback é importante na melhoria da performance, principalmente a nível visual e verbal. A visualização de vídeos do próprio desempenho ajuda o atleta a identificar os seus erros, tal como a demonstração de uma técnica por um atleta que a realiza bem ou pelo treinador ajuda na compreensão da mesma. O feedback verbal é usado também na demonstração da técnica e no desempenho de cada atleta.
A técnica no alto rendimento está muito automatizada, pelo que se torna mais difícil de modificar ou melhorar. A técnica nos escalões mais jovens é mais fácil de aperfeiçoar nos treinos.
O segundo dia teve como tema “Biomecânica do Movimento Humano: Prevenção e Reabilitação Desportiva”. A tensiomiografia faz o registo da tensão muscular, permite detectar lesões e a avaliação de cada músculo. O uso da tensiomiografia(2) na reabilitação de atletas de alto nível é já muito comum em Espanha, permitindo o diagnóstico, a prevenção e controlo de lesões, e a avaliação de jovens atletas.
O departamento de desporto tem planos para “construir um laboratório de análise de movimento e biomecânica”, conta Mário Cardoso Marques.
O primeiro seminário de Ciências do Desporto é organizado pelo departamento de Ciências do Desporto – CIDESD.
Multimédia