Voltar à Página da edicao n. 464 de 2008-12-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 464 de 2008-12-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Leopoldina reina no mundo das mascotes

> Ana Cristina Ferreira

A avestruz amarela Leopoldina é a preferida entre as crianças dos quatro aos seis anos com 38 por cento, é a conclusão da análise da empresa de estudos de mercado Apeme.
Segundo o Diário de Notícias de 23 de Dezembro do ano passado, o estudo que entrevistou presencialmente um total de 2400 crianças, 800 por cada um dos segmentos etários, em 2005, 2006 e 2007, demonstra que o aspecto físico da mascote é altamente valorizado pelos rapazes e raparigas.
No caso da Leopoldina, são-lhe apontados os seus grandes olhos azuis, as duas grandes asas amarelas e o corpo magro e elegante. O bico é sinónimo de sorriso, a roupa, embora neutra e apontada como pouco feminina, confere-lhe a faceta de grande exploradora e aventureira, consubstanciada pelo cinto, cantil e mochila.
Conforme esta mesma análise da Apeme, enquanto as meninas valorizam nas mascotes que estas estejam envolvidas em enredos próximos da vida real, sobretudo se se tratarem de personagens do sexo feminino, com traços femininos evidentes, os rapazes dão destaque ao envolvimento das mascotes em lutas, e com poderes se forem heróis. Além destes, vem o humor que é um aspecto valorizado pelas crianças de mais idade, passando a ter um grande peso nas suas respostas.
O jornal acrescenta ainda que a Leopoldina, tal como o Ronald McDonald, a mascote da Mcdonald`s, ou o Rik & Rok, do Jumbo, apresentam-se nas posições cimeiras por serem personagens que surgem em lugares onde as crianças podem viver experiências positivas, nomeadamente através do contacto com os brinquedos e as brincadeiras.

[Voltar]


Data de publicação: 2008-12-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior