Lusosofia com meia centena de textos
A funcionar há cerca de nove meses, a mais recente biblioteca on-line de filosofia, a Lusosofia, conta já com 50 textos clássicos de filosofia, todos em português. Um trabalho que está aberto a todos os interessados.
> Eduardo AlvesSão já 50 os textos de filosofia clássica publicados na Lusosofia, em Português. Esta biblioteca on-line a funcionar desde o passado mês de Fevereiro conta com um repertório de textos clássicos, “vertidos a partir das línguas originais e procedentes de todas as épocas, relativos aos temas fundamentais da reflexão filosófica, que se apresentam em português”, explica José Rosa, um dos docentes da Faculdade de Artes e Letras da UBI, responsável por esta ferramenta.
Até ao momento existe mais de 80 textos de Filosofia associados a esta biblioteca entre teses, livros de actas, ensaios e artigos de investigação. Esta ferramenta “que tem já referências na Ucrânia” tem nos países de língua portuguesa, o maior número de utilizadores. O Brasil continua a ser o país com mais utilizadores da Lusosofia, Portugal, Espanha, França e outras nacionalidades europeias fazem também parte do leque de visitantes.
José Rosa acredita também que esta ferramenta “começa a ser um precioso meio de difusão do conhecimento filosófico nos países do continente africano”. Angola e Moçambique têm uma fatia significativa de visitantes e utilizadores dos documentos publicados na biblioteca. Esta ferramenta composta por textos em língua portuguesa é gratuita e está aberta a todos os interessados que queiram ver os seus trabalhos, desta área, publicados e divulgados.
Multimédia