Voltar à Página da edicao n. 463 de 2008-12-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 463 de 2008-12-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O sistema conta com estações eólicas flutuantes

Baterias alimentadas a ar

Utilizar grandes depósitos flexíveis para armazenar ar comprimido é uma das principais imagens revolucionárias deste sistema agora patenteado.

> Eduardo Alves

Para além de torres eólicas que estão apoiadas em sistemas flutuantes, a estação de energia eólica do futuro pode também ter associado um depósito de armazenamento de ar que estaria no fundo do mar. Todos os sistemas de produção e transformação de electricidade ligados a este complexo estariam à superfície. Os aerogeradores, “como aqueles que actualmente temos nos parques eólicos vão, dentro em breve, poder ser instalados no mar, numa plataforma flutuante. São sistemas que estão em estudo e que de uma maneira geral, consideramos o futuro da produção eólica, uma vez que em terra, as condições para instalar aerogeradores esgotam-se, os bons locais em terra não são infinitos”, adianta Pedro de Almeida.
Os aerogeradores podem produzir energia e ao mesmo tempo alimentar os compressores que bombeiam ar para dentro dos depósitos. Quando os aerogeradores não estão a funcionar ou quando se necessita de mais produção de energia, basta inverter o sistema e accionar-se a descompressão de ar. Com a saída desse fluxo, passando por uma turbina, consegue-se assim, a produção de energia eléctrica através do ar.
A ideia é a de quer os aerogeradores estejam a receber bastante energia durante a noite, através do vento e num período em que o consumo de energia é mais baixo, e assim possam também trabalhar para carregar os depósitos com ar. Durante o dia, em que as necessidades de electricidade são maiores, pode-se assim recorrer ao ar comprimido. Há também aqui toda uma regularização de ciclos de produção que pode ser coincidente com um período quando existe mais ou menos vento e por aí fora.
Portugal tem óptimas condições naturais para explorar este tipo de sistema. A costa atlântica tem bastante vento só que neste momento ainda não estão reunidas todas as condições para instalar este tipo de estão no mar. Até porque, os parques eólicos, “em Portugal, ainda podem aumentar bastante, mas talvez daqui a dez anos estejam esgotados os bons locais para instalar aerogeradores. No mar, as condições para instalar são muito mais vastas, o vento é mais forte e mais regular”.
Os especialistas consideram assim que o futuro da energia eólica passa por instalar aerogeradores no mar. “Esses são os sistemas típicos para produzir electricidade e para comprimir ar, no fundo, para utilizar estes sistemas”, refere o docente de Informática da UBI. Os docentes que estão envolvidos no desenvolvimento deste dispositivo recordam que “a expectativa para implementar uma estação desta natureza, daqui a cinco anos, é bastante consistente. Quando houver estações a funcionar aí sim, esta patente vai começar a dar que falar”.

[Voltar]


O sistema conta com estações eólicas flutuantes
O sistema conta com estações eólicas flutuantes


Data de publicação: 2008-12-02 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior