Da Russia com Amor
Perfeição de movimentos, técnica e experiência. Foram estes os três ingredientes que o Ballet Imperial Russo presenteou o Teatro Cine da Covilhã. O Lago dos Cisnes contou com casa cheia.
> Joana ViolanteO Ballet Imperial Russo apresentou ontem, no Teatro Cine da Covilhã, o “Lago dos Cisnes”, um dos mais famosos ballets mundiais.
Composto por Tchaikowsky em 1878, por encomenda do Teatro Bolchoi de Moscovo, “O Lago dos Cisnes” é composto por quatro actos, divididos entre um castelo e o próprio lago dos cisnes.
A história remonta para os conhecidos contos de fadas: o príncipe Siegfried, no dia do seu 21º aniversário, terá que escolher uma princesa para sua esposa. Desinteressado desta ideia, decide ir caçar cisnes. Aqui, maravilha-se com a beleza de um cisne branco, e quando se prepara para disparar contra ele, o cisne transforma-se numa bela jovem. Era Odette, a rainha dos cisnes, que assim como todo o seu reino, sofria de um grande feitiço lançado pelo poderoso Von Rothbart. De dia eram cisnes, já de noite transformavam-se em belas mulheres. O feitiço só poderia ser quebrado com um amor fiel.
O príncipe, extremamente apaixonado, jura fidelidade a sua amada cisne. Aquando do baile para eleger a sua esposa, Siegfried conhece Odille, a filha do temível Von Rothbart, cujas semelhanças com Odille são extremas. O príncipe trai a princesa cisne, extasiado pelas semelhanças com a sua amada. Odette fica assim, presa para sempre no seu feitiço. Mas a historia não poderia acabar aqui. O príncipe, revoltado com a armadilha do terrível Von Rothbart, volta ao lago dos cisnes. Trava-se então uma luta entre o mal e o bem, para que Odette não pague pelo seu castigo: a morte. Através de um beijo entre o príncipe Siegfried e a rainha dos cisnes, o bem triunfa, o feitiço desfaz-se, e todos os cisnes assumem de novo a sua forma humana, desta vez para sempre.
Armando Jorge, produtor do espectáculo, lamentou alguns aspectos materias, como o palco ser “bastante pequeno, impedindo a liberdade dos bailarinos, e a descer!”. O Ballet Imperial Russo vai estar ainda em Faro, Braga e Coimbra.
Multimédia