Voltar à Página da edicao n. 462 de 2008-11-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 462 de 2008-11-25   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A UBI foi apontada como uma das instituições que contribui para o desenvolvimento regional

Chilenos copiam boas práticas regionais

Uma delegação de 18 chilenos esteve, na passada semana, em visita à UBI. Este périplo está a ser patrocinado pelo governo chileno e tem como principal objectivo identificar boas práticas de desenvolvimento regional.

> Eduardo Alves

A Universidade da Beira Interior foi uma das instituições que mereceram a visita de uma comitiva chilena que tem como objectivo identificar boas práticas de desenvolvimento regional. Durante uma semana, 18 chilenos, sobretudo docente da Universidade de Valparaíso, estiveram na Covilhã para conhecer alguns estruturas da região. Desde a UBI, ao Parkurbis, passando pelo Centro Hospitalar da Cova da Beira e algumas indústrias nos parques industriais, foram lugares visitados por estes membros.
Uma deslocação que tem como meta, “identificar e copiar as boas práticas europeias que têm a ver com o desenvolvimento de regiões mais periféricas dentro da União Europeia e que são consideradas as chamadas ‘Best Practices’ da Europa”, explicou Mário Raposo, vice-reitor da UBI. Este representante da universidade, que mostrou a instituição aos visitantes e serviu de ligação entre as restantes entidades, lembra que “a cidade da Covilhã, com a UBI e um conjunto de infra-estruturas que esta já ajudou a criar, nomeadamente o Parkurbis e o Centro Hospitalar da Cova da Beira; é uma localidade que merece destaque em relação a muitas outras no interior do País”. Razão pela qual “esta comitiva nos visitou e tentou agora aperceber-se de todo o trabalho aqui realizado”.
O próximo passo será o de “criar ligações semelhantes entre estruturas que existem no Chile, como universidades, indústrias e outras, de forma a conseguir um desenvolvimento semelhante ao registado nesta região”, adiantam alguns dos membros responsáveis pela delegação estrangeira. O estreitar de laços com a UBI, através de intercâmbios institucionais de diversas ordens é também uma medida a ser levada em frente.
Mário Raposo recorda que, para além do crescimento da região e da interligação institucional que existe no concelho “funciona muito aqui o Marketing Territorial, algo que passa por criar uma imagem positiva do nosso território para que no Chile possam ser replicadas estas boas práticas em regiões mais desfavorecidas”, conclui.


A UBI foi apontada como uma das instituições que contribui para o desenvolvimento regional
A UBI foi apontada como uma das instituições que contribui para o desenvolvimento regional


Data de publicação: 2008-11-25 00:02:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior