Rastreio a fumadores no hospital
O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) promove amanhã, dia 19 de Novembro, um rastreio a fumadores e doentes pulmonares. Uma acção que visa também assinalar o Dia Mundial do Não Fumador.
> Eduardo AlvesAproveitando as efemérides do Dia Nacional do Não Fumador – 17 de Novembro –, do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica – 19 de Novembro – e o primeiro aniversário da Consulta de Cessação Tabágica do CHCB, esta unidade hospitalar irá levar a cabo acções de rastreio de monóxido de carbono, sensibilização e aconselhamento para fumadores, bem como testes de função respiratória para o rastreio da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), amanhã, dia 19 de Novembro, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, entre as 9 e as 20 horas.
Vista como a quarta causa de mortalidade e uma das maiores causas de incapacidade em Portugal e no mundo a DPOC é uma doença respiratória crónica e silenciosa, causada na grande maioria dos casos, cerca de 80 a 90 por cento, pelo tabaco. Esta maleita “se não for prevenida e tratada a tempo pode causar incapacidade grave, com grande limitação de actividades da vida diária, tais como andar, vestir ou comer, restrições provocadas pelos sintomas de dispneia ou falta de ar, cansaço, tosse e aumento da produção de expectoração, que desencadeia”, adiantam os responsáveis do evento.
Para além do tabaco existem ainda outros factores de risco para a DPOC, nomeadamente a exposição profissional a fumos, poeiras e agentes químicos industriais, bem como, a exposição doméstica repetida a fumos e poeiras de combustão de lenha e carvão (lareiras e fornos), “situação de resto bem frequente na nossa região”, acrescentam os clínicos.
Inédita será a realização do teste Baby CO a grávidas, com o objectivo de verificar os níveis de monóxido de carbono nos fetos e ainda fazer uma abordagem pró activa de aconselhamento às mesmas.
Gratuita e direccionada a toda a população, colaboram na realização desta iniciativa profissionais de saúde e alunos de medicina e enfermagem do CHCB que pretendem chamar a atenção da população para este enorme problema de saúde pública e irão aproveitar o evento para promover e educar para estilos de vida saudáveis. Estarão também presentes médicos, enfermeiros e outras personalidades da cidade que deixaram de fumar e darão o seu testemunho sobre o processo de aprendizagem pelo qual passaram para deixar de fumar e sobre os benefícios alcançados com essa decisão.
Multimédia