Artes do Vinho
Pinturas, workshops, provas de degustação e uma mostra bibliográfica são alguemplos do que se pode encontrar na Galeria de Exposições Tinturaria até dia 30 de Novembro.
> Rita Nunes da SilvaA Câmara Municipal da Covilhã apresenta na Galeria de Exposições Tinturaria, até ao dia 30 de Novembro a exposição “Artes do Vinho”.
Os quadros apresentados, da autoria de Artur Aleixo, têm como temática o vinho e a sua relação com o homem. “Baco com as suas Baquelas”, “Lágrima de Cristo”, que é também o nome de um famoso vinho, e “Pecado Original” são algumas das obras deste autor expostas e que podem ser compradas. O seu valor varia entre os 750 e 2700 euros.
Para além da pintura, neste espaço estão representadas as cooperativas “Quinta dos Termos”, vencedor do prémio “Vinhos da Beira Interior”, “Adega Cooperativa da Covilhã”, “Adega Cooperativa do Fundão” “Vinhos Almeida Garrett” e “Quinta dos Currais”.
Entre vários instrumentos antigos de fabrico de vinho, como o filtro ou a bomba de transfega manual, o que mais se destaca na exposição é uma caldeira, que foi importada de Londres, em 1947.
Outra arte a apreciar é a do alfaiate J. Mendes, que mostra garrafas de vinho vestidas. O traje académico da Universidade da Beira Interior e a capa típica da Serra da Estrela são parte desta colecção para garrafas. É disponibilizado também ao público uma mostra bibliográfica com títulos como “O vinho na Antiguidade” e “Rótulos”, este último informa como ler o rótulo de uma garrafa de vinho. Tânia Carreira, estudante na UBI e apreciadora de vinho considera a exposição "interessante, porque como se sabe na época de S. Martinho fura-se a Pipa e prova-se o vinho". Reconhece que a" exposição está um pouco pobre, mas acaba por ser compensada com as actividades que existem aos Sábados", refere.
O evento começou no passada quarta-feira, dia 5, e o programa continua até ao próximo sábado, 22.
Multimédia