Fundão promove aulas de português para imigrantes
Um grupo de 14 imigrantes ucranianos, búlgaros, romenos, senegaleses e brasileiros, residentes nos concelhos do Fundão e da Covilhã iniciaram ontem, 10 de Novembro, o Programa Portugal Acolhe – Português para Todos.
> Eduardo AlvesA iniciativa promovida pelo Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante (CLAII) que visa facultar à população imigrante, residente em Portugal, conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, arrancou ontem no Fundão. Os participantes nesta acção tiveram de comprovar uma situação devidamente regularizada de estadia, permanência ou residência, no País. Ao integrarem esta acção vão ter acesso a um conjunto de conhecimentos indispensáveis para uma inserção social de pleno direito na sociedade portuguesa, particularmente no mercado de trabalho, promovendo a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa e do conhecimento dos direitos e deveres básicos da cidadania.
Esta trata-se de uma primeira acção promovida em parceira entre a Câmara Municipal do Fundão e o Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, através do CLAII. Todas as sessões decorrem na sede da Junta de Freguesia do Fundão, por um período de seis meses. Isto porque, o programa prevê aulas de três horas, três dias por semana, até ao próximo dia 12 de Maio. No final desta acção, os 14 formandos que agora a integram vão ter de realizar uma prova escrita sobre os conteúdos abordados na actividade.
Segundo os promotores, este evento tem por objectivo principal “dotar os imigrantes de competências básicas ao nível do domínio da Língua Portuguesa, enquanto ferramenta essencial no processo de integração. Durante a acção, são igualmente focados aspectos que se prendem com o funcionamento das instituições locais, do acesso aos diferentes serviços e uma abordagem às marcas culturais portuguesas.
Multimédia