Docente da UBI apresenta livro
Cristina Vieira, docente no departamento de Letras, apresentou na Biblioteca Central da UBI o seu segundo livro.
> Helena Leitão“A construção da personagem romanesca” foi o nome escolhido por Cristina Vieira, docente do Departamento de Letras da UBI, para este seu segundo livro que resulta da sua tese de doutoramento.
A sessão de apresentação do livro teve início com as palavras do reitor da Universidade da Beira Interior, Manuel José dos Santos Silva, que se mostrou “extremamente satisfeito” por se tratar de “um filho da casa”. Defensor de que a Universidade é um lugar onde se cria e difunde o saber, Santos Silva acredita que a autora, para além de cumprir estes dois objectivos, ainda conseguiu pôr este saber “ao serviço da comunidade”.
A apresentação esteve a cargo de Hélder Godinho, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que considera esta obra como um “excelente instrumento de trabalho para os estudiosos de Literatura” e, por isso, prestigia a Universidade da Beira Interior. Hélder Godinho diz tratar-se de uma obra “merecedora de reconhecimento internacional”, sendo uma boa ajuda para conhecer e repensar a Literatura.
A sessão continuou com as palavras de Fernão Monte Ferro, da editora Calibri, que acredita que a autora estabelece “uma ponte com outras universidades do país”, algo que se revela interessante para a UBI. Por último, Santos Pereira, presidente do Departamento de Letras da UBI, destacou uma grande astúcia na gramaticalidade, o que torna o livro “uma leitura bastante útil”.
Para finalizar a sessão, a autora deu a conhecer o ensaio e mostra que “adaptar uma tese a livro é um trabalho de paciência, concentração, sacrifício e, acima de tudo, de realização pessoal”. Abordando várias áreas contíguas à Literatura, como o Cinema e as Artes Plásticas, foi com intenções pedagógicas que a autora escreveu este livro.
Multimédia