Uma "Paella" pela Paz
Música ao vivo, vídeos, performance, dança, improviso e uma “paella” foram os ingredientes do espectáculo “Pau?” do grupo espanhol “ La Quadra Mágica”, que subiu ao palco no passado domingo à noite, no âmbito do Festival Contradança.
> Joana GonçalvesPelo segundo ano consecutivo, o grupo de Barcelona - Espanha “La quadra mágica" esteve no Festival Contradança, desta vez com um espectáculo invulgar que incluiu a confecção de uma paella no decurso do espectáculo. Foram cerca de duas horas, em que a interacção com o público foi palavra de ordem desde os primeiros minutos.
Enquanto os espectadores aguardavam à porta do teatro, um actor vestido de soldado propôs uma reflexão sobre paz e guerra. Durante instantes, os próprios espectadores vestiram o papel de soldados e marcharam.
Ainda antes de começar o espectáculo, e seguindo uma tradição da cidade de Valência, o grupo de teatro ofereceu cerveja antes da paella. Depois abriram-se as portas do auditório e a interacção com o publico manteve-se com um espectáculo cheio de humor, crítica, música e improviso. Os cinco actores mostraram em palco uma análise das guerras diárias e de que maneira elas afectam a cultura ocidental. O espectáculo convida a uma reflexão sobre outro tipo de guerras, como o consumismo, a violência doméstica, a imigração e as relações quotidianas. Ao longo da encenação foi confeccionada em palco uma paella que, segundo o director da companhia, Josep M. Riera “é um símbolo de paz, de partilhar uma comida, uma amizade em volta de um arroz bem energético.” Esta noite diferente, que surpreendeu todos os que ali passaram, marcou o início de um festival que decorre até ao dia 15 de Novembro.
Multimédia