Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O mais recente livro de Cristina Vieira é hoje apresentado na UBI

Cristina Vieira apresenta livro

A docente do Departamento de Letras da UBI, Cristina Vieira, apresenta hoje, pelas 17 horas, “A Construção da Personagem Romanesca”. Este é o mais recente livro da professora que será dado a conhecer na Biblioteca Central da UBI.

> Eduardo Alves

É hoje apresentado, na Biblioteca Central da UBI, pelas 17 horas, o ensaio intitulado “A Construção da Personagem Romanesca” da autoria de Cristina Vieira, docente do Departamento de Letras da UBI. A apresentação desta obra estará a cargo de Hélder Godinho, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A obra em causa interessa a todos os que de debruçam ou partilham do gosto pela literatura, tocando também áreas contíguas às Letras, como o Cinema, a Filosofia, as Artes de palco e as Artes plásticas.
A autora analisa no ensaio o conjunto aparentemente caótico de processos responsáveis pela construção de uma personagem romanesca, organizando-os metodicamente em cinco grupos dispostos por ordem decrescente de ligação imanentista às obras analisada. Estas cinco áreas correspondem aos cinco capítulos do presente ensaio, onde a teoria e a praxis crítica são duas avenidas que se percorrem nos dois sentidos.
Cristina Vieira nasceu em 1973 na cidade do Porto e licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi também aí que obteve o grau de mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros. Lecciona na UBI desde 2005 cadeiras como Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, História da Cultura Brasileira ou Literaturas Orais e Marginais.


O mais recente livro de Cristina Vieira é hoje apresentado na UBI
O mais recente livro de Cristina Vieira é hoje apresentado na UBI


Data de publicação: 2008-11-04 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior