Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os docentes da UBI patentearam um sistema de optimização de energia eólica

UBI optimiza energia eólica

Uma equipa de investigadores da UBI, liderada pelos professores Pedro de Almeida e Pedro Dinho da Silva patenteou um sistema subaquático (submarino) para armazenamento de energia, que recorre a ar comprimido, vocacionado para ajustar no tempo a produção de energia eléctrica de grandes sistemas de produção às curvas de consumo.

> Urbi

O novo sistema compreende um reservatório de ar comprimido de volume variável, um componente de ancoragem do sistema e um tubo de ligação do sistema a um meio de produção de energia e de compressão de ar (em princípio instalado à superfície do mar).
O sistema descrito nesta patente funciona a uma pressão de trabalho (do ar comprimido) constante.
Este sistema poderá resultar em custos de armazenamento de energia em larga escala extremamente competitivos. Deverá também permitir níveis de eficiência do processo de armazenamento/recuperação de energia consideravelmente superiores ao que tem sido conseguido nos sistemas CAES actuais.
Em resumo, este sistema poderá ter boas hipóteses de aplicação real, originando resultados económicos interessantes se ao longo dos próximos 20 anos vierem a ser instalados parques eólicos offshore de produção de energia eléctrica (ou outros sistemas oceânicos de produção de electricidade em escala significativa).
A equipa de investigadores está já em negociações com várias empresas, nomeadamente com a Martifer que se mostrou bastante interessada no projecto.


Os docentes da UBI patentearam um sistema de optimização de energia eólica
Os docentes da UBI patentearam um sistema de optimização de energia eólica


Data de publicação: 2008-11-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior