Desde o seu lançamento há cerca de um ano e meio, o portal da Biblioteca do Conhecimento Online (B-On) tem vindo a crescer a todos os níveis. Dos iniciais 3 mil e 500 títulos disponíveis, passou-se para mais de 16 mil títulos, e de 48 instituições aderentes para 69, as quais têm hoje acesso sem limites às publicações em texto integral das editoras de maior referência a nível mundial.
Para além das editoras que desde o início abraçaram este projecto, a B-On inclui, neste momento, mais um conjunto de editoras de destaque, nomeadamente a Taylor & Francis, a Annual Reviews, a Association for Computing Machinery, o Institute of Physics, o American Institute of Physics, a Royal Society of Chemistry, a American Chemical Society, a Society for Industrial and Applied Mathematics, a Zentrallblat, a Academic Search Premier, e o Business Source Premier. De destacar, igualmente, os recursos em “open access” evidenciando a PubMed, uma referência na investigação médica mundial.
A importância da B-On aparece reconhecida além fronteiras. Para além da Economist Intelligence Unit a ter citado como modelo num relatório sobre casos de sucesso da utilização de fundos estruturais para os países do alargamento, esta iniciativa tem vindo a ser apresentada em diversos fóruns internacionais.
[Voltar]
Multimédia