Laurentino Dias liga pediatria à Internet
O secretário de Estado do Desporto e da Juventude esteve no Hospital Pêro da Covilhã para inaugurar mais uma unidade”Um Sorriso com as TIC”. A unidade de Pediatria desta valência hospitalar passa agora a disponibilizar às crianças internadas, computadores com acesso à Internet.
> Eduardo AlvesA terceira fase de implementação do programa “Um Sorriso com as TIC” trouxe um conjunto de novas valências à unidade de Pediatria do Hospital Pêro da Covilhã. A partir de agora, as crianças internadas nesta valência hospitalar têm à sua disposição diversos computadores com acesso à Internet e com diversas ferramentas informáticas que podem ajudar na sua distracção e mais rápida recuperação.
Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, veio ao Hospital Pêro da Covilhã para assinalar este momento. Na óptica do representante do governo, esta é “mais uma medida para levar Portugal a destacar-se dos restantes Estados europeus”, no que respeita ao acesso a computadores.
Este é o 16 posto instalado em unidade de Pediatria, um pouco por todo o País. Esta iniciativa, apoiada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, conta com a colaboração dos hospitais públicos.
Um projecto que tem como meta, dotar as áreas de Pediatria dos hospitais, com uma infra-estrutura tecnológica que permita às crianças internadas melhores momentos de lazer e de acompanhamento por parte dos familiares e amigos, através das novas formas de comunicação. O novo espaço é dirigido às crianças com idades entre os quatro e os 14 anos e conta com o apoio dos técnicos e voluntários hospitalares. Quer na Covilhã, quer nas restantes 15 unidades pediátricas onde está já inserida a ligação à Internet, existem computadores com ferramentas multimedia, equipados com câmaras digitais que permitem conversas com vídeo e voz, à distância e em tempo real. Uma forma, segundo os promotores de “permitir que as crianças hospitalizadas mantenham contacto com a família, com os amigos e com o meio escolar”.
Multimédia