Investigadora parceira do LabCom premiada no Brasil
Suzana Oliveira Barbosa, uma investigadora brasileira da área do jornalismo, foi galardoada com o prémio de melhor tese de doutorado em pesquisa de Jornalismo, em 2008. Um trabalho que foi desenvolvido, durante cerca de um ano, no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom) da UBI.
> Eduardo AlvesA tese de doutoramento “Jornalismo digital em base de dados”, da autoria de Suzana Oliveira Barbosa, foi distinguida com o prémio Adelmo Genro Filho, na categoria de melhor tese de doutorado pesquisa em jornalismo, de 2008. Este é um dos mais conceituados prémios da área, atribuídos no Brasil.
Uma distinção feita a um estudo elaborado em grande parte no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), onde a investigadora desenvolveu algumas pesquisas e actividades durante cerca de um ano. Suzana Barbosa realizou um estágio nesta unidade de investigação portuguesa, em 2005, inserido no plano de trabalhos desta tese. Passagem que a investigadora agora premiada considera de “fundamental para consolidar os resultados da investigação e para chegar à proposição do que denominei Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD)”.Segundo a autora do estudo, o trabalho partiu de um artigo de António Fidalgo, director do LabCom, intitulado “Sintaxe e semântica das notícias on-line. As concepções teóricas trabalhadas pelo responsável pelo laboratório de comunicação “naquele e em outros artigos que se seguiram contribuíram directamente para que pudesse estabelecer a fundamentação teórica necessária para o que se propunha a tese”. Para além das pesquisas teóricas desenvolvidas nesta unidades “havia no Labcom um conjunto de experiências que contemplavam a pesquisa aplicada relativa ao assunto de meu interesse (o Projeto Akademia) e, assim, tanto ele como a própria reformulação porque passou o URBI, em 2006, com a sua estruturação em bases de dados, foram incorporados como casos de estudo”.
O estudo orientado por Marcos Palacios e agora distinguido com este prémio visa, justamente, “apreender o contributo que as bases de dados trazem ao jornalismo e, particularmente, à modalidade do jornalismo digital, colaborando para a construção de um quadro teórico de referência”. Suzana Barbosa acredita que essas categorias e funcionalidades estão entre as contribuições importantes da tese, além do facto de ter sido um dos primeiros trabalhos doutorais a distinguir as bases de dados como “um aspecto-chave a inspirar a designação de um paradigma (o modelo JDBD) e a apontá-las como um factor primordial para o desenvolvimento de uma quarta fase de evolução para o ciberjornalismo”. A tese, cujo corpus empírico constou de 22 cibermeios, também aponta uma nova metáfora, “a da estética base de dados”.Para a autora, o LabCom serviu ainda para “abrir espaços e diálogos académicos”. Uma passagem que fica também marcada “pelo desenvolvimento da minha pesquisa de doutoramento e de outras actividades relacionadas com a tese”. Para Suzana Barbosa, este prémio “representa o reconhecimento do trabalho realizado e, vindo da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), é o reconhecimento da área de trabalho que vem sendo construído desde 1995 pelo professor Marcos Palacios no Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL), da Universidade Federal da Bahia”, sublinha.
> celestinoweb @ gmail . com em 2008-10-31 16:38:31
A conquista desse prêmio vem ressaltar a importância dos pesquisadores de língua portuguesa na produção de material investigativo sobre webjornalismo, com destaque para a UFBA no Brasil e a UBI em Portugal.
Multimédia