Voltar à Página da edicao n. 458 de 2008-10-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 458 de 2008-10-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Suzana Barbosa, ao centro, foi distinguida no Brasil

Investigadora parceira do LabCom premiada no Brasil

Suzana Oliveira Barbosa, uma investigadora brasileira da área do jornalismo, foi galardoada com o prémio de melhor tese de doutorado em pesquisa de Jornalismo, em 2008. Um trabalho que foi desenvolvido, durante cerca de um ano, no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom) da UBI.

> Eduardo Alves

A tese de doutoramento “Jornalismo digital em base de dados”, da autoria de Suzana Oliveira Barbosa, foi distinguida com o prémio Adelmo Genro Filho, na categoria de melhor tese de doutorado pesquisa em jornalismo, de 2008. Este é um dos mais conceituados prémios da área, atribuídos no Brasil.
Uma distinção feita a um estudo elaborado em grande parte no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), onde a investigadora desenvolveu algumas pesquisas e actividades durante cerca de um ano. Suzana Barbosa realizou um estágio nesta unidade de investigação portuguesa, em 2005, inserido no plano de trabalhos desta tese. Passagem que a investigadora agora premiada considera de “fundamental para consolidar os resultados da investigação e para chegar à proposição do que denominei Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD)”.Segundo a autora do estudo, o trabalho partiu de um artigo de António Fidalgo, director do LabCom, intitulado “Sintaxe e semântica das notícias on-line. As concepções teóricas trabalhadas pelo responsável pelo laboratório de comunicação “naquele e em outros artigos que se seguiram contribuíram directamente para que pudesse estabelecer a fundamentação teórica necessária para o que se propunha a tese”. Para além das pesquisas teóricas desenvolvidas nesta unidades “havia no Labcom um conjunto de experiências que contemplavam a pesquisa aplicada relativa ao assunto de meu interesse (o Projeto Akademia) e, assim, tanto ele como a própria reformulação porque passou o URBI, em 2006, com a sua estruturação em bases de dados, foram incorporados como casos de estudo”.
O estudo orientado por Marcos Palacios e agora distinguido com este prémio visa, justamente, “apreender o contributo que as bases de dados trazem ao jornalismo e, particularmente, à modalidade do jornalismo digital, colaborando para a construção de um quadro teórico de referência”. Suzana Barbosa acredita que essas categorias e funcionalidades estão entre as contribuições importantes da tese, além do facto de ter sido um dos primeiros trabalhos doutorais a distinguir as bases de dados como “um aspecto-chave a inspirar a designação de um paradigma (o modelo JDBD) e a apontá-las como um factor primordial para o desenvolvimento de uma quarta fase de evolução para o ciberjornalismo”. A tese, cujo corpus empírico constou de 22 cibermeios, também aponta uma nova metáfora, “a da estética base de dados”.Para a autora, o LabCom serviu ainda para “abrir espaços e diálogos académicos”. Uma passagem que fica também marcada “pelo desenvolvimento da minha pesquisa de doutoramento e de outras actividades relacionadas com a tese”. Para Suzana Barbosa, este prémio “representa o reconhecimento do trabalho realizado e, vindo da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), é o reconhecimento da área de trabalho que vem sendo construído desde 1995 pelo professor Marcos Palacios no Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL), da Universidade Federal da Bahia”, sublinha.

> celestinoweb @ gmail . com em 2008-10-31 16:38:31
A conquista desse prêmio vem ressaltar a importância dos pesquisadores de língua portuguesa na produção de material investigativo sobre webjornalismo, com destaque para a UFBA no Brasil e a UBI em Portugal.


Suzana Barbosa, ao centro, foi distinguida no Brasil
Suzana Barbosa, ao centro, foi distinguida no Brasil


Data de publicação: 2008-10-28 00:08:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior