Voltar à Página da edicao n. 458 de 2008-10-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 458 de 2008-10-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
José Manuel Santos preside ao Instituto de Filosofia Prática da UBI

IFP assinala centenário de Merleau-Ponty

O Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior está a promover uma iniciativa académica com o objectivo de assinalar o centenário do filósofo Merleau-Ponty.

> Eduardo Alves

É já nos próximos dias 30 e 31 de Outubro que a Sala dos Conselhos da UBI acolhe as jornadas do IFP. Um evento destinado a analisar a vida e obra de um dos filósofos fenomenologistas mais marcantes de sempre. Cem anos após o seu nascimento, esta unidade de investigação convidou um vasto leque de docentes e académicos para falarem sobre o filósofo francês.
Este colóquio internacional arranca então às 11 horas com a intervenção de Luís Umbelino, da Universidade de Coimbra, que vem falar sobre “Fenomenologia e ontofenomenologia da profundidade em Merleau-Ponty e também com Carmen López, da UNED, de Madrid, que falará sobre Merleau-Ponty e o feminismo.
Seguem-lhes, pelas 14 horas, Pedro Alves, da Universidade de Lisboa, que falará sobre a Intersubjectividade – algumas teses de Merleau-Ponty e Olivier Féron, da Universidade de Évora, com uma conferência intitulada Pregnância simbólica versus antepredicativo: o diálogo entre Merleau-Ponty e Cassirer. Durante esta tarde haverá ainda a intervenção de Urbano Mestre Sidoncha, com a reabilitação do sensível em Merleau-Ponty e de Ana Leonor Morais, com a natureza em Merleau-Ponty (resposta à falácia imaterialista), estes dois investigadores pertencem à UBI.
A partir das 17 horas tomam a palavra Jorge Croce Rivera, da Universidade de Évora, com uma conferência sobre o uso da fenomenologia de Merleau-Ponty na arquitectura de Steven Holl e Gabriela Castro, da Universidade dos Açores, com a dúvida de Cézanne como propedêutica da arte no séc. XXI, a que se segue José Manuel Martins, da Universidade de Évora, com a conferência intitulada Merleau-Ponty e Cronenberg ou filosofia e cinema. Ainda durante esta tarde falará Paulo Alexandre Castro, da Universidade de Lisboa, com a fenomenologia e estética comparativa: antropometrias e invisibilidade do Corpu(s) ou o diálogo ontofenomenológico de Yves Klein e Merleau-Ponty
Na sexta-feira, dia 31 de Outubro, os trabalhos são retomados às 10 horas com a intervenção de Davide Scarso, da Universidade do Algarve, que apresentará uma comunicação intitulada Entre história e estrutura. Merleau-Ponty e Lévi-Strauss; também José Gil, da Universidade Nova de Lisboa, vem falar sobre a Metáfora e ontologia em Merleau-Ponty e Guy-Félix Duportail, da Universidade de Paris I, falará sobre Principes de la chair (ontologie du dernier Merleau-Ponty), o evento conta ainda com a intervenção de Emmanuel Alloa, da Universidade de Basileia, que apresenta a comunicação Pulpe fiction. Pour une autre scénario de la chair.


José Manuel Santos preside ao Instituto de Filosofia Prática da UBI
José Manuel Santos preside ao Instituto de Filosofia Prática da UBI


Data de publicação: 2008-10-28 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior