IFP assinala centenário de Merleau-Ponty
O Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior está a promover uma iniciativa académica com o objectivo de assinalar o centenário do filósofo Merleau-Ponty.
> Eduardo AlvesÉ já nos próximos dias 30 e 31 de Outubro que a Sala dos Conselhos da UBI acolhe as jornadas do IFP. Um evento destinado a analisar a vida e obra de um dos filósofos fenomenologistas mais marcantes de sempre. Cem anos após o seu nascimento, esta unidade de investigação convidou um vasto leque de docentes e académicos para falarem sobre o filósofo francês.
Este colóquio internacional arranca então às 11 horas com a intervenção de Luís Umbelino, da Universidade de Coimbra, que vem falar sobre “Fenomenologia e ontofenomenologia da profundidade em Merleau-Ponty e também com Carmen López, da UNED, de Madrid, que falará sobre Merleau-Ponty e o feminismo.
Seguem-lhes, pelas 14 horas, Pedro Alves, da Universidade de Lisboa, que falará sobre a Intersubjectividade – algumas teses de Merleau-Ponty e Olivier Féron, da Universidade de Évora, com uma conferência intitulada Pregnância simbólica versus antepredicativo: o diálogo entre Merleau-Ponty e Cassirer. Durante esta tarde haverá ainda a intervenção de Urbano Mestre Sidoncha, com a reabilitação do sensível em Merleau-Ponty e de Ana Leonor Morais, com a natureza em Merleau-Ponty (resposta à falácia imaterialista), estes dois investigadores pertencem à UBI.
A partir das 17 horas tomam a palavra Jorge Croce Rivera, da Universidade de Évora, com uma conferência sobre o uso da fenomenologia de Merleau-Ponty na arquitectura de Steven Holl e Gabriela Castro, da Universidade dos Açores, com a dúvida de Cézanne como propedêutica da arte no séc. XXI, a que se segue José Manuel Martins, da Universidade de Évora, com a conferência intitulada Merleau-Ponty e Cronenberg ou filosofia e cinema. Ainda durante esta tarde falará Paulo Alexandre Castro, da Universidade de Lisboa, com a fenomenologia e estética comparativa: antropometrias e invisibilidade do Corpu(s) ou o diálogo ontofenomenológico de Yves Klein e Merleau-Ponty
Na sexta-feira, dia 31 de Outubro, os trabalhos são retomados às 10 horas com a intervenção de Davide Scarso, da Universidade do Algarve, que apresentará uma comunicação intitulada Entre história e estrutura. Merleau-Ponty e Lévi-Strauss; também José Gil, da Universidade Nova de Lisboa, vem falar sobre a Metáfora e ontologia em Merleau-Ponty e Guy-Félix Duportail, da Universidade de Paris I, falará sobre Principes de la chair (ontologie du dernier Merleau-Ponty), o evento conta ainda com a intervenção de Emmanuel Alloa, da Universidade de Basileia, que apresenta a comunicação Pulpe fiction. Pour une autre scénario de la chair.
Multimédia