Mais de 500 aves à solta no Ferro
Durante os últimos quatro dias, a vila do Ferro teve mais de 500 aves em exposição. A II Exposição de Aves da Beira Interior foi um verdadeiro sucesso.
> Ricardo MoraisMais de 500 aves estiveram em exposição, desde sexta-feira até ontem, no Ferro, naquela que é a II Exposição de Aves da Beira Interior. Canários, araras, agaponis e periquitos foram apenas quatro dos tipos de animais que estiveram em exposição no Pavilhão Gimnodesportivo da Junta de Freguesia do Ferro.
A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia, em parceria com o Clube Ornitológico da Beira Interior (COBI). Além da exposição, todos os que se deslocaram àquela vila do concelho da Covilhã, puderam encontrar a I Feira de Aves onde, podiam ser adquiridas diversas aves, desde pavões, cisnes, patos, galinhas, mas também alimentos e gaiolas.
No decorrer da mostra foi eleita a melhor ave, entre todas, cabendo a responsabilidade a um conjunto de juízes oficiais e credenciados.
Na passada semana, o Ferro foi visitado por quatro juízes nomeados pela Federação Ornitológica Continental e Insular de Portugal que se deslocaram de Braga, Entroncamento e Sintra, a fim de atribuírem as classificações nas diferentes categorias de aves a concurso.
Vão estar em competição canários lipocromos vermelhos, amarelos, frizados, Lizard, Gloster, Five Fancy, Agapónis Fisher e Exóticos como o Mandarim Diamante e Diamante Gold.
O primeiro dia da exposição foi reservado para as crianças das escolas básicas do concelho, com o objectivo de dar a possibilidade aos mais novos de "passarem um dia diferente, promovendo o contacto com estes magníficos animais para que possam conhecer melhor diversas espécies de aves e os seus hábitos".
Multimédia