Pousada no Sanatório em 2009
O projecto para a Pousada do Sanatório, que se arrasta há anos, parece finalmente ver luz ao fundo do túnel. 2009 será o ano de arranque das obras.
> Ricardo MoraisDepois de muitos avanços e recuos, o projecto para a construção de uma pousada no edifício do antigo Sanatório, parece estar no bom caminho. O Instituto do Turismo de Portugal (ITP), o Grupo Pestana Pousadas e Souto Mora, nome prestigiado da arquitectura internacional e autor do projecto do Sanatório, parecem finalmente terem chegado a acordo.
Ao contrário da última versão do projecto, que apontava para uma unidade hoteleira com cerca de 56 quartos, o novo projecto prevê o aumento da capacidade para mais de 90 quartos, naquela que foi uma exigência por parte do Grupo Pestana, de forma a rentabilizar o empreendimento.
Até final de Novembro, deve ser conhecida a nova versão do projecto para o Sanatório, que vai mater a fachada do emblemático edifício, sendo totalmente reconstruído no interior.
O empreendimento, ficará situado na zona da Porta dos Hermínios, a cerca de cinco quilómetros da Covilhã e com uma vista panorâmica única para o vale da Cova da Beira.
O projecto deverá estar concluído o mais tardar até Fevereiro do próximo ano, seguindo o processo do lançamento de concurso público. É convicção das entidades ligadas ao processo, que as obras poderão ser lançadas em meados de 2009.
Entretanto o Instituto do Turismo de Portugal já terá garantido, através de fundos comunitários do QREN, o financiamento de tão importante e esperado empreendimento, agora orçado em cerca de 15 milhões de euros. Em 2001, os custos da construção da pousada rondavam os 10 milhões de euros, com 56 quartos.
Recorde-se que o Grupo Pestana assinou, no dia 25 de Setembro, em Lisboa, um protocolo com o Instituto do Turismo de Portugal (ITP), no qual se compromete a lançar as obras de construção de três novas pousadas em Portugal, entre as quais a do Sanatório, na Covilhã.
O covilhanense, Luís Patrão, presidente do Instituto do Turismo de Portugal, um dos principais defensores e dinamizadores da concretização do projecto do Sanatório, considera o processo prioritário para o turismo da Beira Interior e, em particular, para a Serra da Estrela. O responsável tem sublinhado, por mais de uma vez, que tem “indicações do Governo para tratar deste assunto com toda a prioridade e dar ao edifício o bom destino que merece”. Luís Patrão está convicto que a pousada do Sanatório será uma realidade durante o seu mandato à frente do Instituto do Turismo de Portugal.
Multimédia