Voltar à Página da edicao n. 456 de 2008-10-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 456 de 2008-10-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os pais das crianças nascidas no ano passado já começaram a receber as suas árvores

Hospital oferece uma árvore por cada nascimento

Oferecer uma árvore por cada bebé nascido, é a mais recente iniciativa do Hospital Pêro da Covilhã. As primeiras 300 oliveiras já foram entregues.

> Ricardo Morais

O Hospital da Covilhã vai oferecer uma árvore a cada bebé que ali nasça. A iniciativa arrancou na passada semana e pretende abranger os 650 bebés nascidos no último ano no Pêro da Covilhã.
O Presidente do Conselho de Administração, João Casteleiro, anunciou a ideia durante a Semana do Bebé, que decorreu entre 6 e 12 de Outubro, promovida pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e pelo Serviço de Pediatria/Neonatologia da unidade hospitalar.
"A Semana do Bebé, com conferências e actividades para os pais, e a entrega das árvores são estímulos à natalidade", justificou João Casteleiro.
"Se os pais constatarem que têm o apoio das estruturas locais, não só do hospital, mas também da comunidade, será mais fácil terem filhos", sublinhou.
A entrega de uma árvore por cada novo bebé é também "uma forma de dar o exemplo em prol do ambiente e fazer com que as crianças estejam ligadas ao mundo que as rodeia, logo desde que nascem". "Desde que seja bem tratada, uma árvore pode acompanhar uma vida", refere aquele responsável. "Escolhemos oliveiras porque é a árvore que resiste melhor, tem maior tempo médio de vida e tem sempre folhas".
Já foram distribuídas cerca de 300 oliveiras, no fecho da Semana do Bebé, lado a lado com uma missa celebrada pelo bispo da Guarda, na igreja da freguesia da Boidobra (Covilhã). Daqui para a frente, a entrega das árvores vai ser feita numa cerimónia mensal.
Os pais vão poder plantá-las onde quiserem. "Chegou a pensar-se num único local do município, mas as árvores eram muitas. Vamos incentivar as juntas de freguesia para, se possível, encontrarem um local comum em cada freguesia", concluiu João Casteleiro.


Os pais das crianças nascidas no ano passado já começaram a receber as suas árvores
Os pais das crianças nascidas no ano passado já começaram a receber as suas árvores


Data de publicação: 2008-10-21 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior