Voltar à Página da edicao n. 456 de 2008-10-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 456 de 2008-10-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O ministro do Ambiente marcou presença no evento que teve lugar na UBI

Encontro Nacional de Saneamento Básico na UBI

A Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, em colaboração com a Empresa Municipal Águas da Covilhã, Universidade da Beira Interior (UBI), Águas do Zêzere e Côa (AZC) e Águas do Centro, promoveu o 13º Encontro Nacional de Saneamento Básico. O evento teve lugar na Faculdade de Ciências da Saúde, na passada semana.

> Ricardo Morais

Promover a discussão sobre planeamento estratégico em águas e resíduos em Portugal, discutir a problemática das políticas e estratégias de saneamento ambiental, debater aspectos associados à água, resíduos e saúde pública, foram os principais objectivos do 13º Encontro Nacional de Saneamento Básico que decorreu na Covilhã.
Os "Modelos de gestão e de financiamento em águas e em resíduos" foram o tema em destaque no encontro, que contou, na sessão de abertura, com a presença do ministro do Ambiente, Nunes Correia.
O responsável do governo reiterou que "é necessário andar depressa. Temos que pôr cá fora concursos e investimentos, porque todo este sector das redes de água "em baixa", (dos depósitos a cada domicílio), e a articulação com a "alta", (da captação aos depósitos de água), está à espera desta clarificação para avançar em força".
Já Saldanha Matos, presidente da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), salientou que já "houve uma fase de estudos, mas ainda há vários pontos por debater. Sobretudo em relação aos sistemas "em baixa", onde há muito trabalho para fazer, com intervenções mais vultuosas".
O ministro do Ambiente, sublinhou ainda que "a capilaridade é agora o grande desafio do abastecimento da água em Portugal, ou seja, é preciso melhorar a qualidade das redes que levam a água dos depósitos até casa das pessoas", usualmente entregues à gestão individual de cada município.
Nunes Correia acredita que não seja necessário mais que meia-dúzia das novas sociedades gestoras a nível nacional, mas ressalva que "o processo depende da livre adesão dos municípios"."Há vantagens económicas e financeiras em que não sejam muitas. Vivíamos bem com meia-dúzia delas. Há regiões do país com densidade populacional muito baixa e sistemas muito pequenos têm maior dificuldade em sobreviver", referiu.
O responsável do Governo destacou ainda as palavras do presidente da Câmara da Covilhã, no que diz respeito à forma de encarar as tarifas a pagar pelos agregados familiares. Nunes Correia pediu ainda uma "mudança de mentalidade" por parte dos portugueses.
O encontro realizou-se, cerca de ano e meio depois de o Governo ter apresentado publicamente o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento (PEAASAR II). O plano que prevê a articulação entre os sectores públicos e privado, tirando partido das parcerias já existentes entre a "holding" estatal, Águas de Portugal (ADP) nos sistemas em "alta", e dando-lhe continuidade nos sistemas em "baixa", concessionando-os a privados.
Durante o encontro foram ainda entregues os prémios do IX Concurso Cidades Limpas e foram realizadas diversas visitas técnicas e uma exposição de materiais, equipamentos, serviços e publicações relacionadas com o tema central: "Modelos de Gestão e Financiamento em Águas e Resíduos".


O ministro do Ambiente marcou presença no evento que teve lugar na UBI
O ministro do Ambiente marcou presença no evento que teve lugar na UBI


Data de publicação: 2008-10-21 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior