Cães da Serra da Estrela na ANIL
Preservar e divulgar o cão da Serra da Estrela é o lema dos muitos criadores desta raça que desfilaram os seus melhores exemplares no pavilhão da ANIL no passado dia 11 de Outubro.
> Carla NicolauOrganizado pelos dois clubes da raça que existem em Portugal, e revestindo-se de enorme importância para quem vencesse, o concurso que reuniu na ANIL dezenas de criadores e proprietários particulares destes cães não teve o sucesso pretendido, pelo menos no que respeita à adesão do público. Quanto à participação, muitos foram os interessados em marcar presença nesta iniciativa, tendo vindo propositadamente de países como a Inglaterra, a Finlândia, a Holanda, ou mesmo os Estados Unidos.
Tendo início logo pela manhã, esta iniciativa de abrangência nacional, tinha como objectivo final a escolha do melhor exemplar da raça em cada uma das vertentes (pêlo curto e longo). Esta responsabilidade estava a cargo de um juiz de morfologia canina cujos critérios de avaliação iam desde o estalão e desvios (penalizados com sanções), às particularidades estéticas e morfológicas.
Esta foi já a 18ª Exposição Canina, e realizou-se, pela segunda vez, na cidade da Covilhã, que pela sua localização privilegiada junto da Serra da Estrela justifica esta escolha.
A raça Serra da Estrela é, segundo Edgar Mota Veiga, responsável por esta iniciativa, “uma das raças mais carismáticas de Portugal”. Por essa mesma razão, Edgar Mota Veiga considera que «é lamentável que existam tão poucos profissionais disponíveis para trabalhar a raça», mas acrescenta ainda que “iniciativas deste género servem para promover os Serra da Estrela”.
A contrariar esta tendência de desinteresse por parte de profissionais por esta raça, João Silvino, criador e proprietário de 60 Cães da Serra da Estrela, encara este hobbie com verdadeira paixão, dizendo que, “não me imagino a interessar-me tanto por outra coisa como pelos cães da serra”.
Multimédia