Fundão cria novos parques industriais
Duas freguesias do concelho do Fundão vão ter parques industriais. A autarquia liderada pelo social-democrata Manuel Frexes vai construir as novas estruturas na Soalheira e em Silvares.
> Eduardo AlvesPelo menos dois milhões de euros é quanto a Câmara do Fundão está a pensar em gastar com a aquisição de terrenos para a construção de parques industriais. A notícia é avançada pela edição da passada quinta-feira, 9 de Outubro, do jornal Diário XXI, e, segundo aquela publicação, a autarquia pretende criar duas zonas industriais.
Para já, Soalheira e Silvares são as freguesias do concelho fundanense e serem contempladas com zonas industrias. Para além destas duas novas estruturas, a autarquia liderada pelo social-democrata Manuel Frexes planeia também ampliar o actual Parque Industrial do Fundão.
Estes terrenos estão a ser adquiridos através da empresa municipal “Viver Fundão”, a qual ficará, posteriormente, responsável pela gestão da mesma. Desta forma, segundo o Diário XXI, o capital social da “Viver Fundão” vai passar dos actuais 650 mil euros, para dois milhões.
Um total de 120 hectares de terreno, adquiridos a dois euros o metro quadrado, vão agora ser transformados em terrenos industriais. Na Soalheira, a autarquia fundanense vai instalar um parque com uma área de 50 hectares. A decisão tem já luz verde do governo e a Câmara do Fundão pode agora suspender o Plano Director Municipal para aquela zona. O actual Parque Industrial do Fundão vai também crescer num total de 50 hectares. Em declarações ao Diário XXI, Manuel Frexes adianta que este solo servirá essencialmente “como forma de dar resposta a eventuais solicitações que surjam”. Já no caso de Silvares, o parque a instalar naquela freguesia terá uma área de 20 hectares.
Manuel Frexes entende que estão assim reunidas as condições para dar resposta às actividades económicas e às industriais que existem nestas freguesias. Os parques devem assim ser ocupados, na sua maioria, por empresário locais, que operam na área dos transportes, construção, comércio de frutas, queijos e enchidos.
Multimédia