Rede Bioma organiza 1º Simpósio Internacional sobre Biónica
Falar sobre as potencialidades da Biónica e apresentar algumas linhas de actuação são metas que os promotores do projecto BIOMA, do qual faz parte da UBI, pretendem alcançar. No próximo mês de Novembro realizam um encontro científico.
> Eduardo Alves“Pense o Futuro. Pense Biónica” é o lema do 1º Simpósio Internacional sobre Biónica, que vai ter lugar nos dias 3 e 4 de Novembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.
Este simpósio, que pretende juntar biólogos, arquitectos, designers, engenheiros de materiais e engenheiros têxteis, economistas e sociólogos, vai discutir temas que ilustram o conceito de Biónica aplicado à tecnologia. Os painéis de debate contam com quatro oradores internacionais confirmados e um orador português que exerce há longos anos a sua actividade no estrangeiro, para além de outros oradores nacionais de reconhecidos méritos.
Um evento promovido através do projecto Bioma, do qual a UBI faz parte. Este é um projecto co-financiado pelo programa I-centro (CCDR-Centro), e destina-se a promover a divulgação da Biónica no tecido empresarial e científico. Esta rede de parceiros que compõem a iniciativa científica é formada pela Universidade da Beira Interior através da sua Oficina de Transferência de Conhecimento (OTIC), pela Universidade de Aveiro, pelo CITEVE, pela Universidade de Coimbra (IMAR e OTIC), pela Escola Superior de Tecnologias do Mar e por uma empresa designada INDUSE. A Rede Bioma, responsável pela organização deste simpósio, é coordenada pelo CITEVE, que pretende, ao liderar esta iniciativa, contribuir com um novo impulso no modelo de inovação em Portugal.
No primeiro dia serão abordados conceitos focados na arquitectura e design, biomateriais e materiais biomiméticos, mas também aspectos sociológicos e de visão dos mercados. Já o segundo dia estará focado em duas áreas estratégicas para Portugal: a tecnologia têxtil e as ciências do mar.
Neste dia vão ser também apresentados os projectos de I&D da Rede Bioma, através de projecções vídeo sobre as duas linhas de investigação que a rede está a preparar: uma na área dos materiais têxteis para utilização em condições extremas de impermeabilização, protecção a muito baixa temperatura e flutuabilidade, e uma outra nos materiais têxteis de reconversão de dunas, em zonas costeiras.
A organização pretende que o evento seja dinâmico e de interacção com os participantes, pelo que o debate final vai utilizar o espírito de mesa redonda com distintas sensibilidades convidadas, das ciências aos mercados, para reflexão e discussão conjunta de ideias.
A Biónica é o estudo dos sistemas biológicos e a descoberta de processos, técnicas e novos princípios, aplicáveis à tecnologia e a Rede BIOMA ambiciona criar um modelo de inovação capaz de se inspirar nas soluções retiradas de estruturas orgânicas presentes na natureza e aplicadas à resolução de problemas técnicos, ou para desenvolvimento industrial. Este modelo está a tornar-se uma realidade em várias aplicações, como sejam a aeronáutica, a medicina, a robótica ou a arquitectura, e é cada vez mais emergente também nas tecnologias têxtil e de vestuário.
Existem na Europa algumas redes activas focadas na investigação e desenvolvimento em Biónica, mas não existe uma rede orientada para as ciências do mar, pelo que é também neste contexto que surge a Rede de Competências em Biónica sobre as Ciências do Mar – Rede Bioma.
Multimédia