Voltar à Página da edicao n. 455 de 2008-10-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 455 de 2008-10-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Esta foi a segunda edição do evento a ter lugar no CHCB

Do berço ao abraço

Decorreu na região da Cova da Beira a segunda "Semana do Bebé". Uma actividade que tem como meta, a aproximação entre o hospital e a comunidade, para além de aconselhamento e informação a pais e educadores.

> Ana Cristina Ferreira

Entre os dias 6 a 12 de Outubro, o Centro Hospitalar da Cova da Beira realizou a segunda edição da “Semana do Bebé”. O evento foi desenvolvido pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e pelo Serviço de Pediatria/Neonatologia daquela unidade hospitalar, e esteve subordinado ao tema do “primeiro ano de vida”, uma fase de grande importância na vida de uma criança, tendo em conta a sua vulnerabilidade e dependência.
Tal como na sua primeira edição, a agenda deste ano contou com a abordagem de diversas temáticas, seminários, workshops e uma variedade de actividades comunitárias que serviram também “como parte pedagógica sobre este assunto”, acrescentam os responsáveis desta actividade. Profissionais da saúde, da educação e diversas entidades sócio-culturais da região encontram-se directamente envolvidos nesta acção.
Todos os dias decorreram sessões de esclarecimento em escolas e infantários da área de influência do hospital, onde não só as crianças, mas também os pais e os educadores, foram levados a participar. Médicos e profissionais de saúde estiveram na condução destas sessões.
Todos os dias, pelas 18 horas, decorreu também no auditório do CHCB, a “Escola dos Pais”. Aqui houve lugar para falar de um pouco de tudo, nomeadamente sobre alimentação/aleitamento materno, transporte de crianças no automóvel, e a importância do brincar.
Além disso, durante a semana ainda teve espaço para um rastreio destinado a crianças entre os três e os quinze anos, nas instalações do Serra Shopping da Covilhã, em que se avaliou o seu estado nutricional, para saber se o seu estilo vida é saudável.
O ponto alto desta “Semana do Bebe” foi agendado para o dia 11 de Outubro, data em que teve lugar um seminário versando temas relacionados com o “primeiro ano de vida”, que constituiu o mote de todo o evento. O seminário decorreu no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (UBI), e compreendeu sessões sobre temas tão relevantes como a relação mãe-bebé, os direitos do bebé no seu primeiro ano de vida, a entrada no infantário, e a questão dos prematuros.
Os promotores do evento construíram também uma página oficial onde se podem encontrar todas as informações e contactos referentes a assunto e conteúdos envolvidos nesta actividade.


Esta foi a segunda edição do evento a ter lugar no CHCB
Esta foi a segunda edição do evento a ter lugar no CHCB


Data de publicação: 2008-10-14 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior