UBINEEC promove ciclo de conferências
O Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior (UBINEEC) está a promover um conjunto de conferências e debates sobre temas estruturais da economia nacional. As actividades decorrem entre 14 e 23 de Outubro.
> Eduardo AlvesSão quatro conferências agendadas que vão trazer à Covilhã personalidades como Miguel Frasquilho e Francisco Murteira Nabo. O UBINEEC, estrutura que promove a representação colectiva dos estudantes de Economia da UBI, está a promover um conjunto diversificado de conferências sobre Política Fiscal, Sector Energético e Importância de Formação de um Economista. Desta forma, no dia 14 de Outubro, pelas 15.30 horas, Miguel Frasquilho, economista e deputado da Assembleia da República vem à UBI falar sobre “Política Fiscal em Portugal”. A conferência de Política Fiscal, tema amplamente abordado tanto por órgãos executivos como pelos media, pretende informar o auditório da responsabilidade da elaboração da política fiscal, as suas repercussões na actividade económica, entre muitos outros aspectos.
Segue-se Maria Azeredo, da empresa Alert, Cádima Ribeiro, da Universidade do Minho e Pedro Farromba, do Parkurbis, que dia 21 de Outubro, pelas 14 horas, falam sobre “Competitividade e Inovação”. A conferência sobre Desafios e Oportunidades do Sector Energético em Portugal tentará responder às perguntas sobre a importância do sector energético na economia, as formas de o gerir, de o potencializar, às limitações inerentes e as oportunidades.
No dia seguinte, 22 de Outubro, pelas 10 horas é a vez de João Nuno Serra, da Enforce e Carlos Gil, da Martifer falarem sobre os “Desafios e Oportunidades do Sector Energético em Portugal”. Este ciclo termina dia 23, com uma conferência que tem lugar às 10 horas, com a presença de Francisco Murteira Nabo, bastonário da Ordem dos Economistas, que vem falar sobre “A importância na formação de um economista”, a que se segue um representante da Primavera Software, que vem falar sobre “A importância das soluções de gestão no trabalho de um economista”. A conferência da Importância da Formação de um Economista pretende discutir os diversos padrões que fazem um bom economista no desempenho das suas funções, assim como debater quais são as disciplinas desta vasta ciência a dar mais ênfase na altura da formação, e irá ter representação da Ordem dos Economistas. Os eventos decorrem no Anfiteatro padre Videira Pires, no Edifício do Ernesto Cruz.
Este ciclo de conferências “surgiu da vontade dos estudantes em debater diversos temas de Economia”, adiantam os representantes. A escolha incidiu sobre temas da actualidade como a Política Fiscal; Competitividade e Inovação; Desafios e Oportunidades do Sector Energético em Portugal; a Importância da Formação de um Economista e a Importância das Soluções de Gestão.
Multimédia