Estatística domina provas
Luísa Amaral, docente do Departamento de Matemática da UBI, realizou as suas provas de agregação na passada semana. Uma aula sobre campos aleatórios foi o ponto alto deste acto académico.
> Eduardo AlvesLuísa Maria Jota Pereira Amaral, docente e investigadora no ramo da Matemática apresentou as suas provas de agregação na passada semana, na UBI. Neste acto académico foi apreciado um relatório referente a uma unidade curricular de “Estatística” e também foi apresentado uma lição subordinada ao tema “Máximos de campos aleatórios sobre N2”.
A docente do Departamento de Matemática da UBI explica que a sua investigação “passa pelo estudo de valores extremos em campos aleatórios”. Um trabalho que teve início em 2005 e resulta agora na compilação de matérias para estas provas de agregação. Desde 2005, Luísa Amaral apresentou também alguns trabalhos “que já se encontram publicados em revistas científicas internacionais e em actas de congressos”.
A aula apresentada na UBI “incidiu precisamente no estudo de máximos sobre campos aleatórios, daí que a probabilística de valores extremos para campos aleatórios foi impulsionada pela necessidade de estudar propriedades probabilísticas associadas a modelos que variam em simultâneo com tempo e espaço”, refere.
A docente acrescenta que este tipo de matérias ganha relevo “no estudos dos campos aleatórios que são extremamente importantes e têm muitas aplicações, nomeadamente na área da geoestatística, da climatologia, da hidrologia, entre outras”. Um dos trabalhos futuros será a aplicação de resultados obtidos em situações reais.
O júri das provas foi constituído por Dinis Duarte Ferreira Pestana, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Maria Ivette Leal de Carvalho Gomes, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, João Tiago Praça Nunes Mexia, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Maria da Nazaré Simões Quadros Mendes Lopes, professor catedrática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Helena Maria Simões Ferreira, professora catedrática da Universidade da Beira Interior e Maria Manuela Costa Neves Figueiredo, professora catedrática do instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.
Multimédia