Voltar à Página da edicao n. 454 de 2008-10-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 454 de 2008-10-07   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O evento decorreu na Loja Ponto Já

Tudo por uma saúde mais jovem

Rastreios gratuitos da pressão arterial, glicémia, índice de massa gorda (IMC) e perímetro da cintura, foram realizados na passada semaa, na Loja «Ponto Já» da Covilhã. Ao todo esta actividade, promovida por estudantes de medicina, contou com a presença de mais de 40 pessoas.

> Ana Cristina Ferreira

Alertar a população para determinados cuidados de saúde básicos, como uma alimentação saudável, o dizer “não” ao álcool, ao tabaco, e as vantagens da prática regular do exercício físico, foi a missão atribuída a cinco representantes do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior – MedUBI – no final da passada semana.
A ideia partiu do Departamento de Saúde Pública da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), que pretende sensibilizar os estudantes de Medicina e a população em geral para problemas de saúde pública, impulsionar estratégias de sensibilização para questões de saúde pública e participar activamente na construção «de uma sociedade atenta e informada para a problemática da saúde».
Durante a tarde, várias pessoas se dirigiram à Loja «Ponto Já», local onde estava a ser efectuado o rastreio. O circuito cardiovascular envolvia a picada no dedo para avaliar os níveis de glicémia, a medição do nível da tensão arterial, e do Índice de Massa Gorda (IMC).
Além destes testes, a população tinha também ao seu dispor folhetos informativos acerca de bons hábitos a tomar para uma melhor qualidade de vida.
Os participantes eram sobretudo pessoas idosas residentes na “cidade neve”. Mafalda Araújo, aluna do terceiro ano de Medicina e coordenadora local do Departamento de Saúde Pública, mostrava-se bastante agradada com “os resultados positivos em termos de glicémia e de pressão arterial”, para além de “notar que as pessoas estão bastante mais atentas e que não fumam”.
Todos os anos 40 mil corações deixam de bater em Portugal devido a doenças cardiovasculares. Só os acidentes vasculares cerebrais – AVC – são causa de morte de 20 mil pessoas. Os enfartes do miocárdio matam dez mil. Outros problemas cardíacos são fatais para dez mil. Uma dieta desequilibrada, o sedentarismo, o excesso de calorias, o tabagismo e os hábitos de consumo alcoólico são as razões fundamentais que contribuem grandemente para o problema.
Às vezes basta uma simples mudança no estilo de vida das pessoas para que tudo se altere. “É importante a actividade física sempre”, sublinha a estudante de Medicina.
“Normalmente, no interior do país não se encontram muitos problemas no exercício, porque as pessoas ainda têm nas suas casas as suas hortas onde trabalham, e andam a pé. Numa cidade grande isso já não acontece”, destaca.
Tudo em prol de uma saúde mais jovem é o lema do rastreio. Segundo Mafalda Araújo, “é com pequenas coisas deste género que as pessoas podem aumentar a sua esperança média de vida”, e isto aplica-se não só à população idosa, mas também aos mais jovens. “Gestos como estes podem fazer com que uma pessoa de 25 ou 30 anos não ande depois a parecer ter 50 ou 60 anos”, realça a responsável.

> manueloliveira83 @ hotmail . com em 2008-10-08 09:55:40
É de louvar estas iniciativas. Espero que muitas mais sejam feitas, afim de sensibilizar a população para os problemas que advém de uma vida ligada ao álcool, tabaco, e pouco exercício físico. Parabéns pela noticia. Manuel Oliveira


O evento decorreu na Loja Ponto Já
O evento decorreu na Loja Ponto Já


Data de publicação: 2008-10-07 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior