Voltar à Página da edicao n. 454 de 2008-10-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 454 de 2008-10-07   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Algumas habitações de idosos vão ser melhoradas

Idosos com habitações melhoradas

A Câmara da Covilhã vai realizar obras de remodelação e melhoria em 25 habitações de idosos do concelho. O programa financiado pelo Governo destinou uma verba de 110 mil euros para a Covilhã.

> Eduardo Alves

Reforçar o conforto e a mobilidade dos idosos nas suas habitações é o principal objectivo do “Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas”. Uma iniciativa lançada pelo governo que está a ser testada em várias distritos, de entre os quais, o de Castelo Branco.
Neste sentido, a Câmara da Covilhã, “em articulação com a Segurança Social”, concorreu aos fundos atribuídos por Lisboa que visam dar apoio a esta iniciativa. Na última sessão de câmara, realizada na passada sexta-feira, 3 de Outubro, foi aprovada uma lista de 25 habitações que vão agora ser alvo de melhorias.
João Esgalhado, vice-presidente da autarquia serrana, começa por dizer que este é um programa que apresenta algumas limitações, sobretudo “em termos financeiros”. Daí que, nesta primeira fase, “apenas sejam contempladas 25 habitações”. As obras a realizar “visam criar melhores condições de conforto e de acessibilidade para idosos, em casas onde há escadaria, por exemplo, substituindo-a por rampas”. Para além disto “há também intervenções ao nível das casas de banho, com adaptação das mesmas para pessoas deficientes”.
O vice-presidente social-democrata adianta que esta intervenção, “a ser feita até final do ano”, representa um custo total de 100 mil euros e onde o custo das intervenções em cada habitação “não pode ultrapassar os 3500 euros”. Para já, a autarquia recolheu “pelas juntas de freguesia e pelos lares e centros de dia”, os casos de maior necessidade. As obras, comparticipadas na totalidade pelo Estado, têm em conta os rendimentos do agregado familiar e o apoio domiciliário. “Só podem ser integrados neste programa, idosos que estejam a residir em suas casas e estejam a receber apoio domiciliário”, explica João Esgalhado. Quem residem em lares “ou quem tem rendimentos médios e elevados está automaticamente fora do programa”, acrescenta o social-democrata. No próximo ano, a autarquia vai repetir este tipo de apoio.


Algumas habitações de idosos vão ser melhoradas
Algumas habitações de idosos vão ser melhoradas


Data de publicação: 2008-10-07 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior