Docente da UBI fala na Semana da Mobilidade
Foram várias as cidades portuguesas a aderir à iniciativa “Semana Europeia da Mobilidade”. A Guarda foi uma dessas localidades e promoveu um debate, na câmara municipal, sobre “O ar que respiramos”. Sandra Soares, docente da UBI foi uma das oradoras convidadas.
> Eduardo AlvesSandra Soares, docente do Departamento de Física da UBI, foi uma das oradoras convidadas para participar na palestra de encerramento das actividades que a Câmara Municipal da Guarda promoveu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
Este ano, as várias cidades que assinalaram este evento promoveram actividades sobre o “Ar Puro para Todos”. Na região, a Câmara da Guarda desenvolveu iniciativas em torno da Semana da Mobilidade, e marcou para o último dia do evento, 22 de Setembro, uma palestra sobre a qualidade do ar no concelho mais alto de Portugal.
Uma das oradoras convidadas para essa acção foi Sandra Soares. A docente do Departamento de Física da UBI e investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas apresentou alguns dos seus trabalhos, num workshop intitulado “O Ar que respiramos – A problemática da radioactividade e do radão”. Neste evento participaram também dois oradores da Guarda (um médico pneumologista e uma professora, antiga aluna da UBI e actual membro do projecto Radiação Ambiente) e ainda um geólogo, de Coimbra. O convite para esta iniciativa partiu de Granja de Sousa, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda.
O tema da intervenção da docente da UBI e investigadora responsável, na região Centro, pelo projecto Radiação Ambiente, tinha como mote “alertar para os problemas do radão sem alarmar, daí o nome da apresentação ‘Radão o Inquilino Silencioso’”, explica Sandra Soares.
Multimédia