Floresta da Beira Interior em debate
A Associação de Produtores Florestais da Beira Interior (AFLOBEI) vai reunir em Castelo Branco um vasto leque de especialistas na floresta e nos recursos naturais com o objectivo de encontrar formas de rentabilização deste sector.
> Eduardo Alves“Tradição e futuro: desafios da nossa floresta” é o mote para o próximo seminário da AFLOBEI. Uma iniciativa que terá lugar no próximo dia 8 de Outubro, no pavilhão do NERCAB, em Castelo Branco.
A organização conta ter neste evento, um vasto leque de especialistas cujo intuito será o de delinear possíveis soluções para um melhor aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente, os florestais. De entre os diversos temas que fazem parte do programa do seminário, destaque para a indústria florestal, na área da celulose, madeira de pinho e cortiça; a exploração energética da biomassa florestal; os serviços ambientais promovidos pela floresta, em especial ao nível do sequestro de carbono; o PRODER 2007-2013, aqui será discutido tudo o está relacionado com a análise e esclarecimento das portarias das medidas florestais e por último, a Certificação da Gestão Agro-Florestal.
O programa provisório aponta para que as actividades tenham início às 14.30 horas com a mesa temática “Mercados Tradicionais”. Um tema que tem como moderador Rui Moreira, director da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e onde se vai falar sobre “Mercado da Madeira Para Celulose – Perspectivas de Futuro”, por Ferreira Matos, administrador da CELTEJO – Empresa de Celulose do Tejo, S.A; de “Mercado da Madeira de Pinho – Perspectivas de Futuro”, por António Nabais, SONAE INDÚSTRIA – Produção e Comercialização de Derivados de Madeira – Abastecimentos Portugal; de “Mercado da Cortiça – Perspectivas de Futuro”, por Joaquim Lima, director-geral da APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça.
Segue-se depois uma mesa sobre “Novos Mercados”. Uma iniciativa a ser moderada por Nuno Pedro, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. “Utilização de Biomassa para Produção de Energia Eléctrica – Dados dos Últimos Anos” é o tema apresentado por José Penaforte e Costa, assessor da Direcção Geral de Energia e Geologia, ao qual se segue, “Biomassa – Da Produção à Indústria”, por José Miguel Lupi Caetano, presidente do Conselho de Administração da MAPA – Floresta e Energia, SGPS, S.A. e também “O Carbono e a Sustentabilidade Agro-Florestal”, por Tiago Domingos, coordenador do PROJECTO EXTENSITY – Sistemas de Gestão Ambiental e de Sustentabilidade na Agricultura Extensiva / Instituto Superior Técnico.
O evento conta ainda com uma mesa de debate sobre Gestão Agro-Florestal Sustentável. Uma actividade moderada por António Abrunhosa, presidente da AFLOBEI e onde se vai falar sobre “PRODER 2007-2013 – Novos Desafios para a Floresta”, por Fernando Delgado, técnico da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro; “Produto Proveniente de uma Floresta Certificada: O que Muda?” por Ana Dahlin, sócia-gerente da CAPITAL NATURAL e “Projecto Agro 3.6 – Gestão Florestal Sustentável”, por Susana Mestre, técnica da AFLOBEI.
Multimédia