Voltar à Página da edicao n. 452 de 2008-09-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 452 de 2008-09-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O primeiro mestrado em Cinema foi apresentado na UBI

UBI inaugura mestrados em Cinema

A primeira universidade pública portuguesa a ministrar uma licenciatura em Cinema é agora também a primeira a conferir um mestrado nesta área. Um filme de animação sobre Manuel de Oliveira este na base destas provas.

> Eduardo Alves

A Universidade da Beira Interior conquistou mais um título no que diz respeito ao mundo do Cinema. Na passada sexta-feira, 19 de Setembro, a instituição covilhanense foi palco da defesa da primeira tese de mestrado em Cinema apresentada numa universidade pública portuguesa.
Tito Fernandes, aluno da licenciatura em Cinema da UBI e autor de várias curtas-metragens já premiadas em diversos festivais é o autor deste estudo. Um trabalho que partilha com os demais colegas, o tema principal. “Homenagear Manuel de Oliveira foi o meu objectivo, mas há também trabalhos sobre a obra deste grande realizador”, começa por explicar o autor da tese agora apresentada.
Um trabalho realizado ao longo de vários meses e “durante oito a dez horas todos os dias” resultou num filme de animação onde se mostra uma visão “muito pessoal” que Tito Fernandes tem do mais antigo realizador do planeta.
Imergir” é o título do trabalho que serve de base a esta tese e que vai ser apresentado ao público, pela primeira vez, no Festival Internacional de Cinema do Fundão – Imago, que tem início no próximo dia 4 de Outubro no Edifício da Moagem. Para além do Fundão, esta animação sobre Manuel de Oliveira, vai também estar no Festival de Beja “Animato” e no “FuturePlaces”, um festival que tem lugar no Porto, todos durante o mês de Outubro.
Frederico Lopes, director deste mestrado adianta que, para além deste ser o primeiro mestrado da área apresentado em Portugal “tem um tema bastante interessante. Até porque, temos em Portugal um dos mais importantes realizadores de cinema a nível mundial e daí que sempre se pensou que poderiam surgir trabalhos interessantes”. O director do mestrado adianta ainda que “Manuel de Oliveira é abordado aqui porque senti que durante a licenciatura os alunos não tinham compreendido bem este realizador”. Passados todos estes pontos “temos diversos trabalhos terminados e todos eles são diferentes uns dos outros, o que confere a este curso uma vastidão ainda maior e mais importante”.
Também Luís Nogueira, director da licenciatura em Cinema partilha desta opinião. Segundo o docente da UBI, a instituição, nesta área de estudo, “está agora a atingir uma fase estabilização”. O número de candidatos e o seu perfil, os conteúdos curriculares e o equipamento técnico desta licenciatura “estão agora a chegar a um momento de normalização. Daquilo que temos vindo a constatar junto de docentes e alunos vemos que a evolução tem sido sempre positiva, em todos os aspectos”, refere ainda Nogueira.

> cultura @ jf-corroios . pt em 2008-10-13 18:55:49
Deixamo-vos o convite para visitarem a página http://videocor.jf-corroios.pt onde poderão consultar o regulamento do VIDEOCOR'2008 - 6º Festival de Vídeo de Corroios.


O primeiro mestrado em Cinema foi apresentado na UBI
O primeiro mestrado em Cinema foi apresentado na UBI


Data de publicação: 2008-09-23 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior