Regresso às aulas com “Escola Segura”
A Polícia de Segurança Pública do distrito de Castelo Branco está, à semelhança do restante dispositivo nacional, a promover uma operação de segurança e prevenção no início de mais um ano escolar. O evento decorre até 17 de Outubro.
> Eduardo AlvesOs agentes da PSP, no distrito de Castelo Branco, estão a promover uma acção de prevenção neste início de ano escolar. A operação decorre junto das escolas e estabelecimentos de ensino e vai realizar-se até ao próximo dia 17 de Outubro.
Segundo o comando desta força policial, esta iniciativa tem “uma vertente eminentemente preventiva e pedagógica”.
Esta medida conta com acções de sensibilização dos alunos, docentes e funcionários dos vários estabelecimentos, e manter as ligações e parcerias entre PSP, escolas e autarquias locais. Para além desta vertente, os agentes da autoridade estão também a realizar “acções fiscalizadoras e dissuasoras do cometimento de ilícitos criminais, infracções ao Código da Estrada e ainda à legislação relacionada com o licenciamento e regulação da actividade de estabelecimentos de restauração e de bebidas, situados junto às áreas escolares”.
Toda esta operação resulta do início do ano escolar, período em que se verifica uma maior afluência de encarregados de educação, estudantes e pessoal docente e não docente aos estabelecimentos de ensino. Mais pessoas, mais viaturas e também “mais propensão para a ocorrência de acidentes, furtos ou outros episódios”, adiantam as forças de segurança.
Desta forma, a PSP garante que vai existir um reforço policial de meios humanos e materiais, junto das escolas, sobretudo durante os períodos do início e do fim de aulas. Esta actividade operacional marca também o início da actividade operacional da PSP durante o ano lectivo 2008/2009, período durante o qual continuará o programa “Escola Segura”.
Multimédia