Zona raiana acolhe passeio TT
O Clube Escape Livre, em colaboração com a Associação Nacional de Juízes, vai promover o segundo passeio de todo-o-terreno destinado aos magistrados portugueses. Trancoso e Sernancelhe são algumas das localidades que acolhem o evento.
> Eduardo AlvesO segundo Passeio TT dos Juízes Portugueses já tem data e local marcado. Uma actividade que volta ser organizada pelo Clube Escape Livre, em parceria com a Associação Nacional de Juízes e que, este ano, tem como temática, “À descoberta da história”.
Segundo a organização, mais de meia centena de magistrados judiciais, de todo o País, estão já inscritos para participarem nesta prova. Um passeio que vai ter lugar entre Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Sernancelhe. Descobrir toda a história da região, as paisagens serranas e a cultura da Beira são alguns dos ingredientes para esta actividade.
Este segundo passeio tem lugar entre os dias 3 e 5 de Outubro, com o programa de actividades a começar em Trancoso, na sexta, dia 3. Logo na tarde do primeiro dia, os participantes vão ter a oportunidade de integrar uma visita ao centro histórico após o que, no Hotel de Turismo, o Parque Arqueológico do Vale do Côa faz uma apresentação do património rupestre que no dia seguinte será alvo de visita, seguindo-se o jantar.
O dia 4, sábado, começa cedo para permitir uma visita à Quinta e ao Museu da Erva Moira antes da travessia a vau do Rio Côa e da visita guiada ao núcleo de gravuras rupestres de Penascosa. O percurso passa ainda pelo alto da capela de S. Gabriel antes de terminar em Vila Nova de Foz Côa onde no restaurante Bruiço terá lugar o almoço.
À tarde o todo terreno prossegue ao longo do Rio Douro antes da paragem no Prazo, para uma visita às ruínas romanas. Com a subida ao castelo de Numão termina o percurso de todo terreno e a caravana segue por asfalto de regresso a Trancoso.
Na manhã de domingo uma última etapa até terras de Aquilino Ribeiro com passagem em vários santuários do concelho de Sernancelhe, com destaque para o de N.ª Sr.ª ao Pé da Cruz e de N.ª Sr.ª das Necessidades.
O almoço de encerramento terá lugar na Sr.ª da Lapa um dos mais importantes locais de romaria de Portugal.
Multimédia